A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) comunicou ao mercado na última sexta-feira (29/06) que há uma elevação média de R$ 0,02 (dois centavos) no preço de custo do litro de diesel. O reajuste passou a vigorar neste domingo (01/07).
Segundo a entidade, a alta decorre dos maiores valores praticados para o biodiesel no 26º leilão do produto, realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A elevação, portanto, nada tem a ver com o reajuste no preço do diesel na refinaria, anunciado pela Petrobras na semana passada.
De acordo com o atual modelo de comercialização de combustíveis no Brasil, o posto revendedor não pode comprar produto diretamente da refinaria ou das usinas, adquirindo-o exclusivamente das distribuidoras. Seus preços, portanto, estão intimamente atrelados aos praticados por estas companhias.
A federação ressalta ainda que cabe a cada distribuidora e posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os maiores preços, assim como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo.
Fonte: Portal O Carreteiro