A Comissão para Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (22/05), o empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a implantação das obras do Trecho Norte do Rodoanel. O recurso está orçado em US$ 1,148 bilhão. O Rodoanel Norte, último trecho a ser concluído, terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Processo licitatório - No último dia 15, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) recebeu os envelopes da documentação de pré-qualificação para os seis lotes das obras de implantação do trecho Norte do Rodoanel. Ao todo, 25 concorrentes manifestaram interesse em participar da licitação, sendo que 17 estão organizadas em consórcios e 8 empresas competirão individualmente. Além de construtoras brasileiras, empresas da Espanha, Itália, França, Portugal, México, Argentina e Coréia também se inscreveram no certame. Com valor de referência previsto em R$ 5 bilhões, a concorrência internacional para as obras do Rodoanel Norte é a maior licitação de obra rodoviária em andamento no País e está em conformidade com as normas e regulamentos do BID, um dos financiadores do empreendimento. A próxima etapa do processo será a análise da documentação recebida, que deverá consumir cerca de dois meses em virtude da complexidade da obra e do volume de documentos apresentados pelos competidores. A escolha dos vencedores será pelo critério de menor preço integral em cada lote da obra. De acordo com edital da concorrência, um mesmo licitante poderá vencer até dois lotes de obras se conseguir comprovar, na pré-qualificação, proficiência técnica e saúde financeira para tal.