De acordo com estimativa da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o estoque de caminhões que atendem à legislação de emissões Euro 3 deve acabar até o fim de maio.
Segundo Alarico Assumpção, diretor executivo da entidade, a rede de distribuição ainda tem 12 mil veículos armazenados, entre pesados, furgões e vans. “Em 20 ou 30 dias a situação será normalizada”, afirma Assumpção.
Com o fim do estoque de Euro 3, as vendas de caminhões com tecnologia Euro 5, ou Proconve P7, deverão crescer. A Fenabrave estima que as montadoras iniciaram o ano com 45 mil veículos Euro 3 em estoque, sendo que essas unidades só podiam ser vendidas por elas até 30 de março. Porém, com a demanda mais fraca do que a esperada, as empresas tiveram que enviar o volume excedente para a rede de concessionárias.
Calcula-se que aproximadamente 25% dos caminhões vendidos no mercado nacional entre janeiro e abril tinham tecnologia Euro 5. “É difícil ter certeza. Nos baseamos no número de emplacamentos, que não mostra diferenciação entre os modelos”, diz Assumpção.
Ao contrário de diversas fabricantes do segmento, que projetam retração do mercado em 2012, por conta do aumento dos preços dos veículos e da redução do ritmo de expansão da economia, a Fenabrave espera crescimento no ano. Em um relatório divulgado na semana passada, a entidade prevê que as vendas de caminhões crescerão 2,6%, com 177,1 mil unidades comercializadas.
Fonte: Webtranspo