O ano de 2012 não começou muto bem para a MAN Latin America, fabricantes do caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN no Brasil. Líder de mercado, a empresa teve queda de 2% nos pedidos entre janeiro e março, com volume de 0,8 bilhões de euros. A retração é reflexo da entrada da tecnologia Euro 5 no mercado brasileiro. As informações foram divulgadas em balanço mundial sobre o trimestre da companhia.
Responsável pelos negócios na Europa, a MAN Trucks & Bus foi no sentido oposto da MAN Latin America, com crescimento de 2% nas encomendas em relação ao mesmo período de 2012, com 2,5 bilhões de euros em negócios. De modo geral, a receita da empresa teve alta de 3%, chegando a 3,8 bilhões de euros.
O Grupo MAN registrou um lucro operacional de 253 milhões de euros no primeiro trimestre, uma queda de 22% em relação ao primeiro trimestre de 2011, quando 325 milhões de euros foram acumulados. O declínio é por conta da concorrência crescente nos mercados estagnados na área de veículos comerciais de negócios.
Como resultado, o lucro operacional em MAN Truck & Bus foi de apenas 67 milhões de euros, contra 97 milhões no ano passado, enquanto que a MAN Latin America teve lucro de 80 milhões de euros, valor também inferior aos 99 milhões do mesmo período em 2011. Embora a MAN tenha demonstrado confiança nos principais mercados, ela anunciou que espera um declínio de até 5% na receita anual para o segmento de veículos comerciais.
Fonte: Brasil Caminhoneiro