segunda-feira, 7 de maio de 2012

MERCEDES-BENZ NEGOCIA INCENTIVOS

Jürgen Ziegler não nega: ficaria feliz se a empresa que preside no Brasil, a Marcedes-Benz, pudesse ter na recém-reinaugurada fábrica de Juiz de Fora/MG os mesmos incentivos que vêm sendo oferecidos à maioria dos fabricantes de veículos que estão se instalando no País ou fazendo ampliações – como é o caso do principal concorrente no País, a MAN/VW, que poderá receber benefícios do governo do Rio de Janeiro para promover a ampliação da planta de Resende. A Mercedes já investiu R$ 450 milhões para transformar sua unidade mineira em planta de produção de caminhões.

Ziegler aproveitou a celebração de reinauguração da fábrica, na quinta-feira, 3, para mandar um recado ao governo: “Já temos plena capacidade de desenvolvimento tecnológico no Brasil, executamos todas as operações industriais exigidas pelo novo regime automotivo e fazemos 90% de nossas compras aqui mesmo no Brasil”, disse em discurso, ouvido da plateia, entre outras autoridades, pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, com quem o executivo fez uma reunião logo após a cerimônia.

“Queremos cumprimentar o governo federal pela iniciativa do Plano Brasil Maior e do Inovar Auto (novo regime automotivo)”, disse Ziegler em seu discurso. “Agradecemos também ao BNDES o apoio à expansão de nossas operações, que pode ser vista em todas as nossas plantas no Brasil.” (Do programa de investimento da empresa, de R$ 1,5 bilhão de 2010 a 2014, o banco de fomento emprestou R$ 1,2 bilhão.) O presidente da Mercedes-Benz do Brasil fez questão de destacar que gastou 90% do orçamento de R$ 5 bilhões em compras da companhia no ano passado dentro do próprio País, com mil fornecedores instalados aqui. Ressaltou, também, que a empresa atende 100% dos requisitos de habilitação do Inovar Auto, o novo regime automotivo anunciado em abril pelo governo que, a partir de 2013, concederá até 32 pontos porcentuais de desconto sobre o IPI majorado para as empresas do setor que investirem mais em desenvolvimento tecnológico, processos industriais e compras de componentes de fornecedores locais. “Não precisamos fazer nenhum esforço extra para nos enquadrarmos ao regime, atendemos tudo com o que já fazemos hoje”, enfatizou a Automotive Business.

Ziegler não revelou o teor da reunião com o ministro Pimentel, disse apenas que foi “uma boa conversa” e não negou que as negociações sobre “melhores condições” são constantes com o governo. O executivo disse que, atualmente, a planta de Juiz de Fora não tem nenhum incentivo, todos acabaram. Quando instalou a fábrica de automóveis, em 1999, a empresa ganhou do governo mineiro descontos generosos no ICMS estadual por 10 anos, além de financiamento público e o terreno de 2,5 milhões de metros quadrados, com terraplanagem executada.

PARA O GOVERNO, TUDO CERTO

Em seu discurso na cerimônia de reinauguração, o ministro Fernando Pimentel deixou claro que o governo já fez a sua parte com a edição do novo regime automotivo, em abril, e que agora bastará esperar pelos anúncios de investimentos em novas fábricas e tecnologia: “Quero destacar a decisão da Mercedes-Benz de trazer para cá o estado da arte da produção de caminhões, temos o orgulho de ter aqui a fábrica mais moderna do mundo. A tecnologia empregada aqui tem de ser perseguida por nosso País, é o exemplo que queremos, para mostrar o empenho do governo federal em fazer a adaptação da indústria nacional para o século 21.”

Pimentel afirmou que “a indústria nacional é forte e robusta, mas precisa ser modernizada”. Ao ser questionado por Automotive Business se o Inovar Auto é a reposta suficiente para promover o desenvolvimento tecnológico de que o setor automotivo necessita, o ministro respondeu: “Tenho certeza que sim. Fizemos um programa inovador sem paralelo no mundo que trará a indústria para o século 21”, ufanou.

Fonte: Automotive Business