sexta-feira, 11 de maio de 2012

COLLOQUIUM INTERNACIONAL DE SUSPENSÕES E IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

As Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), participam do 7º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, de 16 a 18 de maio, no Centro de Convenções do Intercity Premium (Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333), em Caxias do Sul.

O evento bienal conta com apresentações de trabalhos técnicos resultantes de pesquisas e inovações na área da mobilidade, além de palestras e fóruns com a participação de especialistas de diversos países. O objetivo é promover e disponibilizar fontes de conhecimento técnico e prático para o mercado de suspensões e implementos rodoviários. Para a edição 2012 são esperados cerca 350 participantes, entre especialistas, acadêmicos e profissionais da área mecânica e automotiva.

A programação inicia dia 16 com a realização de teste drive, a partir das 14 horas, com caminhões da Scania e de implementos rodoviários da Randon S.A, patrocinadores do evento, no Campo de Provas das Empresas Randon, localizado em  Farroupilha (RS). Às 19 horas, haverá solenidade de abertura do Colloquium, seguida da palestra Métricas de Performance Dinâmica para Caminhões Pesados, apresentada por Thomas Gillespie, PhD, pesquisador científico da Universidade de Michigan, que é autor do livro Fundamentals of Vehicle Dynamics. Gillespie é considerado uma das referências mundiais na área de suspensão, tendo já ministrado cursos exclusivos para as engenharias das Empresas Randon.

O diretor executivo - Implementos e Veículos das Empresas Randon S.A., Norberto Fabris, observa que "como líder no seu segmento de atuação, a Randon tem o compromisso de sinalizar com as tecnologias mais avançadas ao mercado, especialmente em evento altamente focado como este". Por esta razão é que as empresas integrantes do grupo podem contribuir com o conhecimento acumulado.

É o caso do trabalho técnico intitulado Comparativo Suspensão Traseira Airlink com Suspensão Traseira Fullair, a ser apresentado no dia 17, às 8h55min, pelos autores Felipe Susin, Gabriel Piazza, Matheus Graebin, Richardi Pistorello, Robson Netto e Marcelo Prado, das empresas Suspensys Sistemas Automotivos e Multicorpos Engenharia. Nele é traçada uma comparação entre a suspensão do tipo Airlink, que utiliza molas parabólicas com 2 bolsas pneumáticas por eixo, e a suspensão Fullair, que se caracteriza por usar 4 bolsas pneumáticas por eixo. O objetivo é retirar dados e analisar valores de rigidez em rolagem, mostrando a influência da barra estabilizadora e bolsas pneumáticas, análise de conforto e comparativo de custos.  

Às 10h40min, JOST Brasil e Randon Implementos, em parceria com a UFRGS, apresentam o Estudo do comportamento microestrutural e mecânico de juntas soldadas entre aços de alta resistência, pelos autores Saulo Machado Rodrigues, Afonso Reguly e Victor Hugo Velazquez Acosta. O trabalho analisa o comportamento microestrutural e mecânico de juntas soldadas através do processo GMAW com variação na energia de soldagem, simulando assim as variações na distância de arco durante o processo de soldagem manual, o qual é amplamente utilizado na produção de implementos rodoviários para ter uma redução de peso do componente e agregar maior capacidade de carga por viagem.

A Randon Implementos apresenta mais três trabalhos técnicos durante o encontro. Às 14h é a vez de Efeitos da Flexibilidade Estrutural em Simulações de Dinâmica Lateral de Veículo de Transporte de Carga, feita em parceria com a UFRGS, por Vinicius A. de Vargas e Rogério J. Marczak. O desenvolvimento de produto baseado em simulação virtual geralmente leva em conta a hipótese de corpos rígidos, mas sabe-se que a inclusão da flexibilidade num modelo numérico o aproxima do fenômeno real. A proposta do estudo é a consideração da flexibilidade estrutural do chassi de um semirreboque em simulações de tráfego, mostrando sua grande influência no desempenho dinâmico da composição analisada.

Na sequência, às 14h25min, exposição do trabalho realizado com WHB do Brasil e UFRGS, que trata da Recuperação de perfis de pavimentos de estrada através de PSD para uso em simulação de veículos, de Luiz A. Munari, Luan Fontanella, Rogério J. Marczak e Leonardo Hoss. Veículos e implementos são projetados para operar em tipos distintos de pavimentos e o conhecimento detalhado desses perfis é indispensável para uma caracterização realista dos seus efeitos sobre a estrutura do produto. A forma mais direta de se obter essa caracterização é através do uso de perfilômetros e o objetivo do trabalho é revisar o levantamento de curvas de densidade espectral (PSD), para se avaliar qual o grau de informação do sinal original é perdido quando este é transformado em PSD.

Encerrando a participação da Randon Implementos nos trabalhos técnicos, às 14h50min será apresentado Calibração de modelos numéricos na indústria automotiva, produzido conjuntamente com AGCO do Brasil, General Motors do Brasil e UFRGS, tendo à frente Mateus Haubert, Emmanuel Lancini, Leonardo Hoss e Rogério J. Marczak. A preocupação com a falta de concordância entre os resultados de simulações e os dados experimentais desafiou a criação deste trabalho que objetiva mostrar algumas técnicas de calibração de modelos numéricos a fim de torná-los mais realistas, no sentido de reproduzirem, tanto quanto possível, os resultados experimentais.

Completando o círculo de apresentações das Empresas Randon ao público especializado, a Suspensys, através de seus profissionais de engenharia fará explicações técnicas sobre o painel Aplicação do 2º Eixo Direcional ou Auto-direcional em veículos comerciais, às 18h20min, no dia 17.  

Fonte: Sala de Imprensa Randon