Na última quinta-feira (14 de junho), a SOS Mata Atlântica chegará ao Rio de Janeiro com novidades no projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”. Com o apoio da MAN Latin America, a iniciativa conta agora com dois caminhões Volkswagen para ampliar sua abrangência, abordando também a preservação do bioma marinho e costeiro.
Dois caminhões adaptados ficarão na Rua do Russel, 01, no Largo da Glória, até o dia 24 de junho, promovendo atividades e atrações gratuitas com o público durante a Rio+20. O evento acontece das 11h às 18h no dia 14/6; das 10h às 18h de 15 a 21/6; e das 10h às 17h de 22 a 24/6.
“Nossas contribuições à preservação ambiental não se limitam ao desenvolvimento de produtos com tecnologias mais sustentáveis. A expansão do projeto SOS Mata Atlântica demonstra nosso compromisso socioambiental, visando ao bem estar de nossos clientes e da sociedade”, afirma Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America.
Entre os dois caminhões, haverá também uma tenda, de 150 m2 , com uma exposição chamada “Nosso verde também depende do azul”. Ela trará um panorama geral sobre a zona costeira e os ecossistemas marinhos, as ameaças que essas áreas sofrem, os aspectos da conservação e áreas protegidas e a atuação da SOS Mata Atlântica nestas regiões, especialmente sob influência do Bioma Mata Atlântica.
Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais vão promover palestras, oficinas, apresentações teatrais, jogos educativos, debates, exposições, entre outras atividades. O público poderá conferir também o novo cenário interativo, com mesa multi-touch, iPADs e outros equipamentos audiovisuais para exibição de vídeos e desenhos com temática socioambiental. Um dos caminhões conta ainda com um espaço fechado, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para se aproximar do ambiente de uma sala de aula.
Novo ciclo
O projeto já visitou 90 cidades brasileiras com o objetivo de levar mais informações sobre o bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica. O Rio de Janeiro inaugura seu quarto ciclo anual, em que serão visitadas 14 cidades litorâneas, localizadas nos seguintes estados: RJ, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, SC e SP.
Esta nova fase do projeto tem como tema a região costeira e os ambientes marinhos e vai mostrar a importância do mar para a conservação das nossas florestas. A chegada ao Rio de Janeiro comemorará também o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 8 de junho.
Nesta nova jornada, o tamanho da exposição aumentou, passando de um para dois caminhões adaptados, que viajarão juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como encontros, debates, reuniões, treinamentos e cinema.
Fonte: Assessoria Imprensa Man Latin America