Os planos de expansão da Volkswagen AG devem levar o grupo aos Estados Unidos. De acordo com informações do The Financial Times Deutschland, a empresa, que controla marcas como a MAN Latin America, está avaliando a possibilidade de comprar ações da Navistar International Corp, fabricante dos caminhões International no mercado norte-americano. A publicação, no entanto, não citou fontes.
Os laços com Navistar ajudariam a Volks a competir no mercado americano com a rival Daimler AG, proprietária da Freightliner Portland e da Mercedes-Benz do Brasil. Além da concorrente alemã, outras empresas possuem representatividade nos Estados Unidos, como a PACCAR (com Kenworth e Peterbilt) e a Volvo ( com a Mack).
A Navistar é a bola da vez por conta da desvalorização da companhia, reflexo das vendas fracas e da dificuldade em atender normas de emissão para o seu novo motor diesel. A empresa registrou uma inesperada perda de 172 milhões dólares líquido no primeiro trimestre, mas já vê reflexos positivos da especulação da Volkswagen AG.
O preço da ação da Navistar recuperou 18% na sexta-feira, dia 8 de junho, após o bilionário investidor Carl Icahn revelar que havia aumentado sua participação na sociedade para quase 12%. Na segunda-feira, dia 11, as ações subiram 6.49%. Além da Volks, Volvo e Iveco também teriam interessadas na marca americana.
Fonte: Brasil Caminhoneiro