As vendas globais da Volvo Caminhões sofreram retração de 5% entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, para 42,7 mil unidades. A baixa foi homogênea nos dois segmentos em que a empresa atua. Tanto as vendas de semipesados como as de pesados caíram 5%, para 731 e 42 mil veículos, respectivamente.
A diminuição dos negócios da companhia foi puxada pela retração na América do Sul. Os negócios da companhia na região esfriaram 23% no período, para 7,3 mil unidades, com a desaceleração da economia. Outro fator importante foi o início de uma nova legislação de emissões em alguns mercados, como o brasileiro, que entrou no Proconve P7 em janeiro de 2012.
A companhia também registrou baixa significativa, de 22% no mercado asiático, para 4,3 mil caminhões. Na Europa as vendas caíram 11%, para 17,4 mil unidades. Houve, no entanto, crescimento de 6% no leste europeu, para 5,7 mil veículos, enquanto a demanda diminuiu 18% na região ocidental, para 11,7 licenciamentos. A América do Norte foi a única região global a apresentar crescimento, com elevação de 27% para 11,1 mil caminhões da marca.
Fonte: Automotive Business