Para os caminhões extrapesados, a tecnologia BlueTec 5 também faz diferença. A revista Transporte Mundial, em duas edições diferentes, fez testes de performance e eficiência no Mercedes Benz Axor 1933 e no Ford Cargo 1933. O Axor 1933 teve desempenho 8% melhor que o Ford Cargo 1933, percorrendo 2,60 km/L, contra 2,40 km/L do Ford.
O consumo de Arla 32 foi equivalente em porcentagem, mas isso é uma vantagem para o Axor, já que seu consumo de diesel é menor, reduzindo assim o uso de Arla 32.
Neste comparativo, por ano, a economia de combustível proporcionada pelo BlueTec 5 chega a R$ 10 mil reais. Em cinco anos, são R$ 50 mil.
Para essas estimativas, foram usados os seguintes valores de referência:
Preço do diesel S50: R$2,20/litro
Preço do Arla 32: R$3,00/litro
Consumo de Arla 32: 2% do consumo de diesel
Quilometragem anual percorrida: 80 mil km
A tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), usada pelos dois veículos, já está presente nos caminhões Mercedes Benz na Europa há muitos anos, fato que favorece a Mercedes-Benz, que oferece uma tecnologia madura, amplamente testada e aprovada pelo mercado.
Fonte: Blog do Caminhão Mercedes