terça-feira, 26 de junho de 2012

QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL INTERFERE NA VIDA ÚTIL DO MOTOR

Hábitos simples, como abastecer em local confiável e checar o nível da água do radiador, evitam manutenção corretiva e gastos desnecessários aos caminhoneiros.

Alguns cuidados diários podem preservar o motor do caminhão e evitar prejuízos no bolso do caminhoneiro ou do transportador. A atenção diária com combustível é fundamental não só para evitar gastos desnecessários com manutenção corretiva, mas também para garantir o desempenho do caminhão. “O caminhoneiro deve ter muito cuidado ao abastecer o veículo porque o combustível adulterado com algum tipo de solvente ou água pode afetar o sistema de injeção do motor, que, consequentemente, perderá rendimento e até poderá parar de funcionar”, afirma Ricardo Nonis – Retífica ABC, Santo André-SP é diretor do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem). Ao fazer a reparação do sistema de injeção, ele recomenda verificar se o diesel contaminado danificou peças como: injetores e bicos eletrônicos.

O nível de água também deve ser verificado diariamente. “O caminhoneiro deve abrir o compartimento do motor e observar se há vazamentos em mangueiras ou radiador”, comenta. Ele recomenda precaução com a tampa do radiador que é uma válvula para manter o sistema de pressão no interior do radiador. Nível de óleo e vazamentos no motor devem ser examinados, bem como o estado de mangueiras, filtro de ar, de óleo e combustível. “Se houver um furinho e entrar poeira ou abrasivos perde-se o motor”, enfatiza o diretor da entidade. A troca do filtro deve ser cuidadosa, pois o elemento filtrante instalado deve vedar a caixa de filtro para não ter fuga de ar e passagem de poeira.

O caminhoneiro deve ficar de olho no painel, acompanhando a temperatura do motor e a pressão do óleo. “O óleo é fundamental. É o sangue do motor”, afirma.

Para Nonis, o controle diário previne problemas no veículo. Mas, caso o veículo necessite de reparos, a recomendação é levar a um mecânico de confiança. “O mecânico é como médico de família. Quando o motorista não tem o mecânico de confiança pode, é possível encontrar retíficas ou oficinas nos sites das entidades – Conarem (www.conarem.com.br) ou Sindirepa (www.sindirepa-sp.org.br)”, finaliza o diretor do Conarem.

Saiba mais sobre o CONAREM - Criado em 1998, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa - SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o CONAREM se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade representa o segmento retificador de motores do país, congrega a associação estadual ARERGS e trabalha em parceria com ARESC e com os sindicatos patronais estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE), oferecendo treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e ainda disponibiliza o maior acervo técnico de motores nacionais e importados através de um site estruturado em banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Para obter mais informações e consultar a rede nacional de retíficas, acesse o site www.conarem.com.br.