sexta-feira, 1 de junho de 2012

DAF DEFINE GRUPOS CONCESSIONÁRIOS NO BRASIL ATÉ SETEMBRO

Ideia é nomear de 20 a 25 grupos distribuidores.

A DAF deverá nomear os seus primeiros concessionários no Brasil até setembro, segundo informou o diretor comercial da empresa, Michael Kuester. Os caminhões da marca holandesa, que pertence ao grupo americano Paccar, começarão a ser produzidos em Ponta Grossa (PR) apenas no segundo semestre de 2013, mas Kuester afirma que desde a exposição da marca na última Fenatran, em outubro passado, muitos grupos interessados foram procurar a empresa. “Já estamos no processo final de escolha, que envolve o exame da solidez financeira, apresentação de plano de negócio para cinco anos, especialização no segmento e localização geográfica”, conta o executivo.

Kuester diz que de um número inicial de 55 candidatos, sobraram 45 – alguns já foram eliminados para evitar a concentração geográfica de lojas – e a ideia é ter, no máximo, de 20 a 25 grupos concessionários, cada um com quatro a cinco pontos de venda e manutenção. A solidez financeira é uma questão importante, pois segundo o diretor comercial o investimento é de cerca de R$ 10 milhões por loja com áreas mínimas exigidas pela DAF são de 2 mil a 3 mil metros quadrados, com expectativa de retorno apenas em cerca de dois anos. “É um risco comercial que consideramos normal, mas assumido inteiramente pelo distribuidor”, afirma.

A expectativa é começar as vendas dos caminhões DAF (o primeiro será o pesado XF), em 2013, com 30 a 35 pontos já abertos e, daí por diante, abrir 10 concessionárias por trimestre, até chegar perto de 100. Kuester explica que a DAF tem forte tradição de pós-vendas nos mercados nos quais atua na Europa e a ideia é replicar esse modelo no Brasil. “Temos tradição de ter 98% das peças de reposição para pronta-entrega, que é um porcentual acima da média. É um investimento importante em estoque que o concessionário deverá fazer.”

Centro de distribuição de peças

A DAF também está em fase final de negociação para montar seu primeiro centro de distribuição de peças no Brasil. De acordo com Kuester, o local deve ser decido em mais algumas semanas. Os Estados de São Paulo e Minas Gerais são os mais cotados para receber o investimento, em valor ainda não revelado.

A Paccar já tem 15 centros de distribuição de peças no mundo todo, sendo cinco na Europa, oito na América do Norte, um na Austrália e um no Chile. Todos trabalham com a meta de atender qualquer pedido no prazo máximo de 24 horas. No centro de Eindhoven, na Holanda, que processa 12 mil pedidos por dia e atende 750 clientes de todos os países do norte europeu, mais Espanha e Portugal, existem 50 mil partes estocadas, que somam um ativo de cerca de € 45 milhões.

Fonte: Automotive Business