Uma nova planta industrial e uma expansão de fábrica serão
iniciadas em 2013, além de centro de desenvolvimento de protótipos.
O Grupo ZF deu início a uma série de investimentos em
infraestrutura e tecnologia no Brasil. Até 2016, a empresa prevê a
aplicação de R$ 532 milhões em uma nova fábrica para componentes de
metal-borracha e plástico, uma nova linha de montagem das transmissões da linha
média de ônibus e caminhões, nova linha de eixos agrícolas, além de um centro
de desenvolvimento de protótipos.
Nem mesmo o fraco desempenho do setor de caminhões e ônibus
em 2012 – que forçou uma redução na produção de transmissões – alterou os
objetivos da ZF para os próximos anos. “Com a introdução do programa Inovar
Auto em 2012, as montadoras estão obrigadas a investir no conteúdo nacional de
seus veículos leves e pesados. A ZF sempre produziu localmente grande parte de
seus produtos, e com a série de investimentos previstos, vamos aumentar ainda
mais a nossa participação no mercado automotivo brasileiro. Acreditamos – e
temos sinais e perspectivas dos grandes players – na retomada de produção e
vendas para 2013” ,
diz João Lopes, Diretor ZF Services e Marketing América do Sul.
Entre os reflexos diretos para a cidade de Sorocaba, a ZF
prevê que, quando houver esta retomada, haverá necessidade de novas
contratações.
Para estreitar as relações com seus colaboradores, o Grupo
ZF investe em um programa forte de treinamento: “Entre janeiro e novembro deste
ano, treinamos 2.091 colaboradores, em um total de mais de 52.000 horas de
treinamentos”, explica o diretor João Lopes.
Os investimentos na área industrial Em 2012 a ZF apresentou a sua
nova linha de montagem das transmissões para veículos da linha média. O índice
de nacionalização dos produtos tem previsão de chegar a 60% já no próximo ano,
sendo a capacidade produtiva na ordem de 45.000 transmissões por ano. As
transmissões são a ZF- Ecolite e a ZF- Ecomid. A primeira é de seis velocidades
e sua aplicação destina-se a ônibus. Hoje, o principal cliente é a fabricante MAN
Latin America, que utiliza transmissões ZF em 98% de sua linha de ônibus. Além
da ZF-Ecolite, também é produzida a versão automatizada da transmissão, a
ZF-ASTronic Lite. A nova linha também produz a ZF – Ecomid, transmissão manual
de nove velocidades para caminhões. Atualmente, a ZF fornece o produto para a
MAN Latin America e para a Iveco.
Para continuar alimentando o “DNA” de inovação da ZF, foi
construído um centro de desenvolvimento de protótipos, dentro da planta de
Sorocaba. O prédio conta com uma área construída de cerca de mil metros
quadrados, e tem como objetivo aumentar a capacidade de customização de
produtos para as necessidades do mercado, cada vez mais exigente e competitivo.
Uma importante novidade já em 2013 será a inauguração de uma nova fábrica da
Unidade de Negócios Componentes de Metal-Borracha e Plástico. Esta fábrica será
responsável pelo processo de vulcanização de borracha, adesivação e injeção de
plásticos. O investimento será de R$ 15 milhões, com uma área construída de 6.500 metros quadrados
e contará com 150 funcionários. Também em 2013 haverá o anúncio da ampliação da
fábrica de Sorocaba, prevista para os próximos anos.
Fonte: Carga Pesada