quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SINOTRUK SE HABILITA COMO IMPORTADORA NO INOVAR-AUTO

Vai trazer 702 caminhões da linha A7 até julho de 2014 sem pagar os 30% extras de IPI; pretende se inscrever como investidora em 2014.

A Elecsonic, importadora de caminhões da marca chinesa CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), conhecida no mercado brasileiro como Sinotruk, finalmente se habilitou ao Inovar-Auto. Uma das primeiras entre as tantas chinesas a anunciar a instalação de fábrica no Brasil (JAC, Chery, Metro-Shacman, Foton Aumark, Yunlihong) é uma das últimas a ingressar no novo regime automotivo. 

A Sinotruk confirmou a construção da planta de caminhões pesados em 2014, em Lages (SC), a primeira da empresa fora da China, e prometeu começar a produzir até junho de 2015, contudo se inscreveu como importadora no programa do governo federal. 

A habilitação atual, publicada na Portaria 260 no Diário Oficial da União de 23 de agosto e com vigência de 1º de agosto de 2013 até 31 de julho de 2014, permitirá à Sinotruk importar 292 caminhões de agosto até dezembro deste ano e mais 410 unidades de janeiro até julho de 2014. No total, serão trazidos para as 27 concessionárias da marca 702 veículos da nova linha de caminhões A7 sem pagar os 30 pontos porcentuais extras de IPI. 

A cota foi definida com base nas vendas da Sinotruk nos últimos três anos no mercado brasileiro. Segundo dados da Fenabrave (federação dos distribuidores de veículos), em 2010, o primeiro ano da empresa por aqui, foram comercializados apenas 52 caminhões da marca. Em 2011, esse número subiu para 879. Em 2012, ficou em 677 unidades. 

Segundo Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil, a empresa não se habilitou ainda como investidora, como todas as outras que vão fabricar no País, por ainda estar definindo “investidores-parceiros” para o projeto da planta, o que deve ser concluído até o ano que vem.

Segundo o executivo, a unidade fabril, com 1 milhão de metros quadrados, montaria a princípio em regime CKD, com parte simportadas da China, caminhões pesados da linha A7, com motor Euro 5, nas versões 4x2, 6x2, 6x4 e 8x4. 

Anderson não confirmou se o investimento de R$ 300 milhões será mantido para a construção da planta, bem como a contratação de 400 profissionais diretos e 700 indiretos ligados à cadeia de fornecedores. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, o assunto deverá ser esclarecido no dia 6 de setembro, quando o governador do Estado, Raimundo Colombo, viajará até a China para a assinatura do contrato da fábrica e criação de uma joint venture, que deverá contar com a participação das empresas Elecsonic, CNHTC, Cotia Trading e do próprio governo. O Estado deve entrar com participação no aporte, mas este percentual parece ainda não ter sido definido.


Fonte: Automotive Business