segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CHEGARAM OS NOVOS FORD CARGO PRA 49 E 56 TONELADAS

Os preços são, respectivamente, R$ 260.900 e R$ 294.900.

A família do Ford Cargo, lançada no primeiro semestre de 2011, acaba de ganhar os esperados modelos de cavalos-mecânicos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2, com capacidade para 49 e 56 toneladas, destinados a aplicações rodoviárias de longa distância.

O Deserto do Atacama foi o cenário escolhido pela Ford para o test-drive de lançamento pelas condições desafiadoras – para aliar os novos modelos a ideia de força, robustez e desempenho.

O Cargo 2042 4×2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, chega com preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6×2, com capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.

Ao contrário do que se pensou no Brasil, seu motor não é o Cummins, mas o Cursor da FPT, a mesma fornecedora dos modelos da Iveco. Ele desloca 10,3 litros de cilindrada e atende à norma Proconve P-7 (Euro 5), com potência de 420 cv e torque de 1.900 Nm. A linha Novo Cargo extrapesado vem equipada de série com câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades.

Os dois modelos incorporam, também de série, controle automático de tração (ASR) e freios ABS com EBD, e o Cargo 2842 conta ainda com a opção do controle eletrônico de estabilidade (ESP). Oferecem também vantagens operacionais, como itens de conforto e tecnologia que prometem fazer destes caminhões uma nova opção competitiva no segmento. Internamente, também trazem praticidade e conforto, como o novo volante de excelente empunhadura e revestimentos duráveis.

Vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado de fábrica são exemplos dos equipamentos oferecidos de série. A linha traz a configuração de cabine leito teto alto, ampla área envidraçada e fácil acesso às operações de manutenção e verificação.

Totalmente basculante, a cabine do Novo Cargo extrapesado facilita o acesso aos componentes do motor e outros agregados. O ângulo de basculamento é acentuado, chegando a 68º. O acesso a itens de manutenção também é feito pela grade frontal escamoteável.

O novo painel traz ferramentas para auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão.

A partir de agora a Ford entra no segmento que tem registrados maiores índices de crescimento, impulsionados pelas grandes obras de infraestrutura e pelo setor agrícola, que demandam caminhões dessa faixa de peso e motorização.

Somente os extrapesados movimentaram R$ 10,8 bilhões em 2012 e este ano as projeções são de um crescimento de mais 30%, com faturamento de R$ 14 bilhões na venda desses caminhões.

Com os novos modelos, a linha Cargo passa a oferecer soluções de transporte de carga que vão do segmento urbano, com peso bruto total de 8 toneladas, até 56 toneladas de capacidade de tração, e 1.350 combinações de configuração e acabamento para vários tipos de aplicação.

“A Ford foi a primeira montadora instalada no Brasil e a sua produção no País começou com veículos comerciais. Os novos Cargo extrapesados são produtos que honram essa tradição e mostram o nosso compromisso de investir e inovar nesse segmento”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil. “Eles fazem parte do plano de investimento de R$ 670 milhões desde 2009, que ampliou nossa participação nesse mercado com 15 novos produtos lançados nesse período.”

PROJETO GLOBAL

Os novos extrapesados são os primeiros caminhões globais da Ford, com o projeto de desenvolvimento liderado pela engenharia do Brasil e da Turquia, somando os recursos tecnológicos de outras regiões.

No seu desenvolvimento, rodaram mais de 1 milhão de quilômetros em testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, e nos campos de teste em Gebze, na Turquia, em Boxberg e Behr, na Alemanha, Lommel, na Bélgica, em Idiada, na Espanha e Mira, na Inglaterra. Os testes de frenagem foram realizados em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da Arábia Saudita.

“É um caminhão que entrega robustez e desempenho com economia e rentabilidade, variáveis essenciais na equação de custos de todo transportador do segmento de cargas”, afirma Guy Rodriguez, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Ford