quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

VOLVO AUMENTA INVESTIMENTO: MAIS US$ 320 MILHÕES NO BRASIL EM 2014

Adicional aos US$ 500 milhões previstos até 2015, será usado para nacionalização de novos caminhões.

O Grupo Volvo anunciou na terça-feira, 13, investimento de US$ 320 milhões em 2014 no Brasil. O valor é adicional aos US$ 500 milhões que estão sendo aplicados no período de 2013 a 2015 no País para renovação da linha de caminhões e melhorias e expansão na fábrica de Curitiba (PR). 

Roger Alm, presidente do grupo para América Latina, revelou durante encontro com a imprensa que o novo aporte será aplicado ainda este ano em “pesquisa e desenvolvimento, aquisição de novos ferramentais, em processos de manufatura e na nacionalização de novos produtos”. 

Entrelinhas, o executivo confirmou a produção de mais uma marca do grupo no Brasil, de segmentos mais leves em que não atua hoje. A decisão em fabricar outra família de produtos, provavelmente das marcas UD ou Renault Trucks, pertencentes ao grupo, já vem sendo estudada há dois anos. “Queremos lançar novos produtos no Brasil em 2014”, enfatizou Alm, que também deixou claro que há espaço no complexo industrial paranaense para tanto. “A fábrica de Curitiba, com 1,5 milhão de metros quadrados, tem potencial para fazer novos produtos”, comentou. 

Sergio Gomes, diretor de estratégia de caminhões da Volvo, que será substituído em abril, foi mais direto: “A Volvo ainda é a marca predominante na América Latina. Mas temos tido o desafio de alavancar as outras marcas de outros segmentos do grupo na região. Existe grande espaço e estamos trabalhando para ganhar participação”, enfatizou Gomes. “Nós temos a intenção e o investimento para introduzir a nova linha no mercado, mas ainda não foi definido exatamente quando isso começará”, admitiu Alm. 

O grupo estuda minuciosamente como vender esta nova linha de caminhões. Não quer que seja afetado o status da Volvo, de marca mais desejada pelos consumidores - segundo levantamento da Fenabrave, a federação dos concessionários. “Nós ainda estamos avaliando como seria a rede de concessionárias, se as marcas atuariam juntas ou separadas”, comentou o presidente. Este ano, a empresa pretende inaugurar 10 concessionárias Volvo, além de 400 boxes de atendimento e da contratação de 400 mecânicos.


Fonte: Automotive Business