sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MERCEDES-BENZ ANUNCIA A AMPLIAÇÃO DO BNDES FINAME PARA O ACTROS

O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros 2646 6x4, para aplicações rodoviárias, já pode ser financiado com até 80% das condições do BNDES Finame. “Esta novidade é fruto do programa de nacionalização do produto, que segue acelerado e com escopo ampliado em nossa fábrica de Juiz de Fora”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina.

“Conseguimos antecipar o cronograma de nacionalização e nossa previsão é que, em 2015, o Actros atenda todos os requisitos do BNDES Finame, ampliando as facilidades e as vantagens para o cliente adquirir o seu caminhão”, destaca o executivo. 

Ainda nessa família de extrapesados, o Actros 2546 6x2 acrescentou a parcela disponível das condições do BNDES Finame.

“A nacionalização do Actros é resultado da experiência e know-how de engenheiros brasileiros, bem como dos investimentos da Empresa em desenvolvimento tecnológico”, destaca Philipp Schiemer. “A Mercedes-Benz responde pelo maior plano de investimentos do setor no Brasil. São R$ 2,5 bilhões entre 2010 e 2015, envolvendo, além da nacionalização do Actros, diversas outras iniciativas, como expansão da produção de caminhões para a unidade de Juiz de Fora, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, otimização de processos e modernização de áreas de produção, logística e serviços”.

O programa de nacionalização do Actros é mais uma demonstração do quanto a Mercedes-Benz acredita e investe permanentemente no Brasil. “Mais uma vez, estamos reafirmando a confiança do Grupo Daimler e o compromisso com o País. Somos otimistas e acreditamos no potencial do mercado brasileiro para continuar crescendo”, ressalta Philipp Schiemer.

De acordo com o presidente da Empresa, a nacionalização do Actros potencializa as vantagens do maior portfólio de caminhões do País. “A Mercedes-Benz tem o caminhão perfeito para todo tipo de operação no Brasil. E há capacidade produtiva para atender às demandas futuras. Para isso, contamos com profissionais altamente capacitados, com profundo conhecimento em transportes e experiência no mercado brasileiro”.

Programa de nacionalização progressiva 

A primeira etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, em 2013, envolveu elementos do quadro do caminhão, sistema de exaustão, rodas e pneus. 

Atualmente, a segunda etapa do programa está concluída, com foco em mais economia e conforto no transporte. Agora estão nacionalizados uma série de itens para componentes como a suspensão a ar, eixos Mercedes-Benz nacionais sem redução nos cubos, sistema pneumático de freio, bancos pneumáticos e sistema elétrico. Nesse contexto, devido ao alto grau de tecnologia eletrônica do veículo, a Empresa implantou um novo processo de manufatura para o chicote modular que é pioneiro na produção de caminhões na Mercedes-Benz do Brasil.

A terceira e última etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, prevista para 2015, englobará a produção local do motor OM 457, do sistema de combustível e do sistema de direção hidráulica.

Actros é o caminhão mais completo do Brasil

O extrapesado Actros é o gigante da Mercedes-Benz em tecnologia, desempenho, conforto, segurança e capacidade de carga. Esta família de veículos fortes e robustos tem uma imagem consolidada no Brasil, sendo fabricada na planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG, por brasileiros e para o mercado brasileiro.

O Actros rodoviário possui um amplo pacote de itens de avançada tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, apresenta uma série de componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.

Esse moderno caminhão também é equipado, de série, com câmbio automatizado Mercedes PowerShift, exclusivo freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, ABS e ASR.

Os caminhões Actros são indicados especialmente para os grandes frotistas e as empresas de transporte que valorizam a alta tecnologia e que reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.

Os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2 e 2646 6x4, indicados para transporte rodoviário de carga, são equipados com motor V6 de 456 cv de potência. Eles são ideais para longas distâncias, permitindo a utilização de diversos semirreboques, como graneleiros, carga seca aberta, furgão, sider, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.

A linha Actros de caminhões rodoviários é oferecida ao mercado em quatro versões de cabinas: o cliente pode escolher entre Leito Teto Baixo, Leito Teto Alto, Megaspace e Megaspace Segurança, o que atende, assim, às necessidades específicas do segmento rodoviário. Além disso, a Mercedes-Benz disponibiliza a Cabina Curta para o basculante fora de estrada.

Caminhões Actros vêm preparados para o FleetBoard

Os caminhões extrapesados Actros rodoviários já saem de fábrica preparados para a instalação do sistema de gestão de frota FleetBoard da Mercedes-Benz. Entre vários benefícios, essa ferramenta propicia uma redução de até 15% nos custos operacionais. Permite também a análise do comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução econômica, preventiva e com melhor desempenho.

O FleetBoard oferece mais vantagens aos frotistas, como diagnóstico remoto de falhas e manutenção preventiva, proporcionando redução dos custos de manutenção. O acesso aos dados e informações da frota é extremamente simples, bastando apenas um computador com Internet, o equipamento do FleetBoard no veículo e a contratação dos serviços.


Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz