terça-feira, 26 de março de 2013

RENOVA SP ENTREGA DEZ CAMINHÕES A JUROS ZERO


Programa de renovação de frota prevê a troca de 1 mil caminhões no Porto de Santos.

O governo de São Paulo entregou os primeiros dez caminhões financiados pelo Programa de Incentivo à Renovação de Frota de Caminhões – Renova SP, no Porto de Santos, litoral paulista. Os veículos financiados pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) a juros zero, subsidiado pelo governo do estado, são das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen.

A Desenvolve SP prevê a substituição de até mil caminhões acima de 30 anos de uso que circulam na zona destinada ao Porto de Santos por um novo modelo, que deve ter valor limite de R$ 270 mil para ser financiado pelo programa.

“Os caminhoneiros terão 96 meses para pagar e não pagarão juros. Esse programa da Desenvolve SP é pioneiro com foco na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do motorista. Todos os caminhões novos são certificados e os velhos serão reciclados ou destruídos para que não voltem a poluir”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante a entrega das chaves dos caminhões a seus novos donos, no sábado, 23. 

“A zona portuária de Santos, escolhida para receber o piloto do programa, tem quase seis mil caminhões, cerca de mil deles com mais de 30 anos. Esse programa vai melhorar a qualidade do ar e reduzir os engarrafamentos causados por caminhões velhos quebrados na região do Porto”, disse Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP. 

O programa prevê que os novos caminhões devem ser da nova geração de veículos que atendem as normas de emissões do Proconve P7, que exige tecnologias equivalentes à existente na Europa (Euro 5). O motorista entrega seu caminhão antigo para que seja retirado de circulação e suas peças sejam inutilizadas por empresas especializadas e licenciadas pela Cetesb. 

Os recursos utilizados para o financiamento são da linha BNDES Pró-Caminhoneiro com a equalização dos juros a cargo do governo estadual, com prazo de 96 meses e carência de 6 meses. Incidem sobre o programa a taxa de juros anunciada pelo governo do fim do ano passado, de 3% para caminhões comprados no primeiro semestre e de 4% para aqueles adquiridos na segunda metade do ano. Tem acesso ao programa caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas que se enquadram como empresários individuais que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário. São financiadas aquisições de caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos. 

O interessado pode simular o financiamento no site da Desenvolve SP para saber exatamente quanto irá pagar em cada parcela. O Sindicado dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos) também presta serviço de orientação aos motoristas sobre o processo de aquisição.

Fonte: Automotive Business