quarta-feira, 13 de março de 2013

BANCO MERCEDES LIBEROU R$ 3,5 BILHÕES EM 2012


Volume foi 12,5% menor que em 2011.

O Banco Mercedes-Benz encerrou 2012 com R$ 3,5 bilhões liberados para novas operações, queda de 12,5% em relação ao ano anterior, quando R$ 4 bilhões haviam sido ofertados para novos negócios. O principal motivo foi a retração no mercado de caminhões por causa da transição de tecnologias de controle de emissões. Ano passado, a instituição liberou R$ 1,8 bilhão para a compra desses veículos. Em 2011 foram R$ 2,5 bilhões. O Banco Mercedes, contudo, comemora recorde para o biênio, com R$ 7,5 bilhões liberados.

“Mesmo com o cenário difícil pelo qual passou o segmento de caminhões, o Banco Mercedes-Benz investiu na contratação de profissionais qualificados, melhorias de processos e na implantação de núcleos exclusivos para áreas-chave em que atuamos”, afirma o presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz, Bernd Barth. 

Apesar dos problemas gerados com a transição da tecnologia de controle de emissões Euro 3 para Euro 5, o Banco Mercedes comemora o crescimento em outras áreas de atuação. O segmento de automóveis Mercedes-Benz e Smart fechou o ano com R$ 126 milhões em novos negócios, alta de 5% na comparação com 2011. Outro setor positivo para o banco, o financiamentos de ônibus, fechou o acumulado de 2012 em R$ 649 milhões em novos negócios, crescimento de 8% sobre o ano anterior. 

Em unidades, o segmento de automóveis fechou o ano passado com 1.502 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro negociados, avanço de 17% sobre 2011. Para os ônibus, o banco negociou 4.550 novas unidades no ano, 10% a mais que a quantidade financiada de janeiro a dezembro de 2011. Para o segmento de caminhões foram negociadas 10.676 unidades, 27% a menos que em 2011. O segmento para vans do Banco Mercedes vendeu 1.367 unidades da Sprinter, queda de 18% em relação a 2011. 

Bernd Barth destaca que, no fim do ano passado, a instituição fechou a operação para captação de R$ 200 milhões, por meio de uma emissão de letras financeiras, para impulsionar o processo de diversificação de funding.

Fonte: Automotive Business