sábado, 28 de abril de 2012

EFFA MOTORS QUER FABRICAR HAFEI NO BRASIL

Apesar de parecer recente, a invasão chinesa no Brasil já está caminhando em ritmo acelerado. Tanto que cada vez mais empresas iniciam atividades no país. A última a anunciar presença no mercado nacional de veículos comerciais é a Effa Motors. A companhia informou que fechou na semana passada acordo de transferência tecnológica com a Hafei para fabricar no Brasil vans e picapes da marca. O negócio foi concluído durante visita de diretores da empresa chinesa à representante brasileira.

O encontro da Effa com os chineses resultou outros frutos para a importadora, que desde 2008 traz ao Brasil as linhas de comerciais leves da Hafei e automóveis da Chang e Lifan. Foram fechadas negociações comerciais para os próximos anos e discutidos pontos estratégicos para o crescimento da marca no país. A ideia do empresário Eduardo Effa, presidente da Effa Motors, é fazer todos esses produtos importados em uma só fábrica, com investimento e local ainda a ser definido.

A Hafei apresentou uma nova linha de veículos comerciais que está em fase final de desenvolvimento, com lançamento no mercado brasileiro previsto já para o próximo ano. “É uma nova geração de veículos mais moderna, mais espaçosa, mais bonita e menos poluente, que vai contribuir para consolidar ainda mais a nossa parceria com a Hafei”, informou em nota Eduardo Effa.

Com a produção de veículos no Brasil, a Effa escapa do pagamento do IPI mais alto cobrado de veículos importados. A Effa já montou esses veículos no Amazonas em 2010, mas abandonou a estratégia meses depois, devido ao alto custo do frete.

Em 2011, a Effa vendeu no mercado nacional 11.297 utilitários da Hafei, incluindo picapes, vans e furgões. O volume representou crescimento de mais de 100% em relação às 5.471 unidades faturadas em 2010. “Em 2012, nossas vendas vão crescer mais 10%, chegando a cerca 12,5 mil comerciais leves”, estima o presidente da empresa.

Fonte: Brasil Caminhoneiro