A meta de ter 100% de
sua linha no País formada por produtos globais.
A Ford completou 95 anos de Brasil. A empresa chega a este marco com
portfólio de produtos globais, a maior renovação de veículos de sua história e
a introdução de novas tecnologias voltadas à eficiência e à segurança veicular
nos vários segmentos de mercado de automóveis, picapes e caminhões leves,
médios e pesados.
A meta de ter 100% de sua linha no Brasil formada por
produtos globais, antes programada para 2015, foi antecipada para este ano e
será consolidada nos próximos meses com o lançamento de dois novos compactos,
dentro da estratégia que tem comandado o crescimento da marca no mundo.
A linha atual da Ford é formada pelo New Fiesta Hatch e
Sedan, Focus Hatch e Sedan, Fusion, EcoSport e Ranger, além do Edge e Fiesta
Rocam. Na linha de caminhões, introduziu os extrapesados Cargo, os leves Cargo
816 e Cargo 1119 e ainda este ano deve lançar os novos modelos da Série F.
A marca também trouxe grandes inovações em motores. Este
mês, apresentou o motor 1.0 3C Duplo Comando do Novo Ka. Pouco antes, lançou o
primeiro motor flex com injeção direta, o Duratec 2.0 Direct Flex, e um novo
sistema de partida a frio, o Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho
adicional de gasolina. O Ford Fusion Hybrid, com motores a gasolina e elétrico,
detém o título de carro mais econômico do País no ranking de consumo do
INMETRO/CONPET.
Ford 600 1958 |
ENGENHARIA
O momento da Ford é marcado ainda pela internacionalização
da engenharia brasileira. O EcoSport desenvolvido no Brasil é sucesso em
dezenas de mercados da América do Sul, Europa e Ásia, incluindo China, Índia e
Tailândia, e o Ka Concept, também criado no centro de desenvolvimento de
Camaçari – um dos mais modernos do mundo – vai seguir a mesma trajetória.
“A Ford está num momento muito positivo, tanto no mercado
mundial como no Brasil, impulsionado pelo sucesso de suas plataformas globais.
E muito mais está por vir em segmentos chaves do mercado”, destaca Rogelio
Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “Mais
do que um polo de produção, a Ford Brasil tornou-se um centro global de criação
de veículos, com uma estrutura avançada de desenvolvimento de design e
engenharia.”
HISTÓRIA
Em 24 de abril de 1919, Henry Ford aprovou a instalação da
primeira montadora de automóveis no Brasil. Hoje, além das linhas de montagem
em São Bernardo do Campo, SP, e Camaçari, BA, a sua estrutura inclui a fábrica
de motores e transmissões em Taubaté, SP, o Campo de Provas de Tatuí, SP, e a
recém-inaugurada fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex, a primeira do
Nordeste brasileiro. A nova fábrica faz parte do investimento de R$4,5 bilhões
programado pela Ford no período de 2011–2015, o maior da sua história.
Fonte: Carga Pesada