Fabricante abre PDV em São Bernardo e dá férias coletivas em
Juiz de Fora.
A queda no mercado nacional de caminhões já repercute
negativamente em uma das maiores fabricantes, a Mercedes-Benz.
Durante apresentação do novo Atego 2430 na sexta-feira, 11, Philipp Schiemer,
presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina, admitiu que
a retração anual nas vendas pode ser de até 10%, impactadas pelo ano eleitoral,
efeitos diretos da economia e interrupção das entregas para Argentina.
Os emplacamentos de veículos comerciais caíram 11,3% no trimestre, o que resultou em pátios cheios nas montadoras, que acabaram recuando a produção em 1,5% no período. Na Mercedes-Benz, segundo Schiemer, a medida mais drástica foi adotada esta semana. A fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que hoje tem cerca de 12 mil profissionais, abriu PDV, programa de demissão voluntária, na segunda-feira, 7, que vai até 9 de maio. A expectativa é de adesão de 2 mil funcionários. Além disso, a partir do dia 5 de maio, a linha de produção de caminhões da unidade, terá um turno de operação a menos, com atuação apenas de duas turmas. Na planta de Juiz de Fora (MG), a alternativa foi recorrer à férias coletivas, de 22 de abril a 11 de maio, para 450 dos 900 funcionários.
“Esta situação de reestruturação não é fácil. Mas precisamos destas medidas para recuperar o fôlego. É melhor desfazer de alguns do que perder todos os nossos funcionários. O PDV é justo porque dá chances de recolocação ao empregado. Há uma preocupação com o mercado. Todo mundo enxerga que o cenário está piorando”, comentou.
Mesmo diante da crise, Schiemer diz que o investimento de R$ 1 bilhão para o período de 2014 a 2015 - anunciado durante a Fenatran, em outubro, quando o executivo se mostrava muito mais entusiasmado - está mantido para o lançamento de novos produtos.
A fabricante também mantém esperança de ultrapassar a MAN Latin America e conquistar a liderança de mercado. Os novos produtos, financiados com taxa de 6% pelo PSI/Finame, e a contratação de Roberto Leoncini, ex-Scania, vai contribuir para fortalecer principalmente os segmentos de semipesados e extrapesados da Mercedes, segundo Schiemer.
Fonte: Automotive Business