Montadora quer reduzir 2 mil postos na fábrica e operar em
um turno.
Uma mudança importante vem ocorrendo nas linhas de produção
da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). A
“reforma” vai trazer mais eficiência para uma das unidades mais tradicionais da
indústria automotiva nacional e passa pela adoção de novas tecnologias e
processos produtivos, mas também pela redução de pessoal.
O objetivo de Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, é que essa fábrica passe a trabalhar em apenas um turno. Por isso, o programa de demissão voluntária tem como meta a redução de até 2 mil pessoas. “Até agora, 700 trabalhadores já aderiram ao PDV.”
Schiemer enfatiza que o Programa de Demissões Voluntárias não foi aberto como resposta às oscilações e incertezas do mercado. “Já estava previsto um programa de redução da mão de obra antes desse cenário que encontramos hoje no mercado de caminhões. Gostaria de deixar claro que é um programa para aumentar a eficiência de São Bernardo. Não tem nenhuma relação com a operação em Juiz de Fora (MG).”
O PDV estará aberto até 12 de maio, quando Schiemer espera atingir a meta de desligar 2 mil funcionários, número exato para que a produção seja feita em um turno. “Não sei se vamos atingir o número estipulado.” Em São Bernardo atuam 12 mil empregados, distribuídos entre chão de fábrica e administrativo.
A fábrica de São Bernardo está trabalhando atualmente quatro dias por semana, para adequar a produção à demanda atual do mercado interno. “Em junho voltaremos a cinco dias de trabalho, mas já em um turno de produção.”
Fonte: Automotive Business