Com base no conceito ECONFORT (Economia+Conforto+Força/Desempenho),
filosofia de desenvolvimento de produto, a Mercedes-Benz inova e passa a oferecer um valor
agregado ainda maior aos caminhões semipesados. O Atego 2430 é a nova
referência no segmento da marca que contempla todos os novos recursos
oferecidos pelo ECONFORT.
“O ECONFORT é resultado de uma visão que engloba esses três
importantes atributos que são essenciais para a rentabilidade no transporte de
cargas. Os novos recursos estão presentes integralmente no novo Atego 2430 6x2
e, naturalmente, se estenderão a outros modelos de nossa linha de caminhões
semipesados”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões
da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa inovação,
reafirmamos o nosso compromisso com o cliente, atendendo as suas necessidades
de transporte, com benefícios tanto para o transportador, quanto para o
motorista, assegurando maior produtividade e rentabilidade”.
ECONOMIA
Câmbio automatizado Mercedes PowerShift e ova geração do
eixo traseiro HL-4
Com base no conceito ECONFORT, a Mercedes-Benz introduz no segmento de semipesados o
câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem e
com última marcha direta. Essa tecnologia foi um lançamento pioneiro da marca
no País, estando consagrada nos caminhões extrapesados Actros e Axor.
O câmbio totalmente automatizado propicia uma elevada
comodidade e praticidade ao motorista, aumentando a segurança e o prazer de
dirigir e, em consequência, sua produtividade.
Vantagem muito importante para o transportador é que o
Mercedes PowerShift contribui para a otimização do consumo de combustível e
minimiza diferenças de condução entre os motoristas. Com isso, a média de
consumo da frota melhora significativamente.
O moderno Mercedes PowerShift G-211 12K, disponível para o
Atego 2430 6x2, chega ao mercado com três funções que agregam mais desempenho,
economia e conforto. O EcoRoll coloca a transmissão do veículo em neutro de
forma segura e controlada, procedimento que é executado sem a intervenção do
motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível. Já o modo Power,
durante 10 minutos, permite trocas de marchas em rotações mais elevadas para
facilitar ultrapassagens ou vencer aclives íngrimes, otimizando o desempenho do
veículo. A função Manobra propicia um controle preciso do veículo na
movimentação em pátios e em manobras, contribuindo para maior segurança.
Outra importante vantagem do Mercedes PowerShift é a
ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e
robustas, que aumentam a durabilidade, com menor necessidade de manutenção.
Com o ECONFORT, também chega ao mercado a nova geração do
eixo traseiro HL-4. Com carcaça estampada, ele é mais leve e seu projeto
construtivo facilita os trabalhos de manutenção.
O novo HL-4 ganha uma nova relação de redução (i=3,58) a fim
de atender à demanda do mercado por soluções cada vez mais econômicas no
transporte de cargas. Além da economia de combustível, a nova relação também
traz como importante benefício o menor nível de ruído na cabina, proporcionando
maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução
da rotação de trabalho.
CONFORTO
Novo interior e nova suspensão da cabina ampliam o
bem-estar
Diversas novidades agregadas ao Atego 2430 6x2 também estão
incorporadas a toda a linha Atego. Este é o caso da nova suspensão da cabina,
totalmente reformulada para proporcionar um nível de satisfação e conforto
ainda maior ao condutor do veículo.
O novo sistema de suspensão da cabina (dois pontos na
dianteira com coxins e dois pontos na traseira com molas helicoidais) é
resultado de um projeto construtivo que trouxe substancial melhora no
isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Esta
suspensão é mais robusta e resistente, minimizando a demanda por manutenção.
Outro grande destaque é o novo revestimento interno em
tecido aplicado no teto, laterais e parede traseira da cabina, muito mais
elegante e agradável ao tato, agregando significativas melhorias no isolamento
acústico. Os tapetes mais densos proporcionam maior absorção de ruídos e também
colaboram para um melhor isolamento acústico.
Ganham evidência também os novos itens de conforto e
praticidade, como diversos porta-objetos, porta-óculos, para-sol nas portas do
motorista e do acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação aprimorada, que
tornam o ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais
aconchegante para o descanso, garantindo a satisfação dos motoristas.
O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais
ergonômico, contando com espuma de alta densidade e novas regulagens, como
ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. Após sua jornada de
trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama, com moderno tecido e espuma
de maior densidade, que proporciona maior conforto para as horas de descanso.
Para aumentar ainda mais a comodidade oferecida pelas camas
das cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA), a Mercedes-Benz lançou a inédita versão king size. Uma
cama dupla que assegura excelente nível de conforto, graças ao maior espaço
disponível (meio metro a mais na largura), propiciando períodos revigorantes de
descanso e ótimas noites de sono para o motorista, deixando-o pronto para uma
viagem produtiva e segura. Esta é uma exclusividade da marca Mercedes-Benz no mercado.
DESEMPENHO
O maior torque do mercado, até 32% maior que a
concorrência
Também em termos de desempenho, o Econfort traz importantes
ganhos para o cliente. Por exemplo, o motor que equipa o Atego 2430 6x2, o Mercedes-Benz OM 926 LA, com potência de 286 cv,
ganhou um novo conceito de curva de torque, atingindo 1.250 Nm de 1.100 a 1.200
rpm. Trata-se do maior torque do mercado na categoria de semipesados 6x2, até 32%
maior que os modelos da concorrência. Isso resulta em melhores acelerações e
retomadas e em manutenção de velocidades mais altas, com menos trocas de
marcha, proporcionando economia de combustível e maior agilidade ao caminhão.
Aplicação dos recursos do conceito ECONFORT na linha
de Atego
Atego 2430 - Nova curva de torque; câmbio
automatizado Mercedes PowerShift; EcoRoll, Power e Manobra; novo eixo
traseiro HL-4; nova suspensão da cabina; novo interior da cabina; novo banco pneumático,
kit de componentes para 8x2; tanques de 600 litros.
Atego 2426 - nova suspensão da cabina; novo interior da cabina; novo banco pneumático, kit de componentes para 8x2; tanques de 600 litros.
Atego 1729 S - novo interior da cabina; novo banco
pneumático.
Atego 1729 HD - novo banco pneumático.
Atego 1726 4x4 - novo banco pneumático.
Atego 1726 - nova suspensão da cabina; novo
interior da cabina; novo banco pneumático.
Atego 1719 - nova suspensão da cabina; novo
interior da cabina; novo banco pneumático.
Atego 1419 - nova suspensão da cabina; novo
interior da cabina; novo banco pneumático.
*Toda linha Atego receberá FleetBoard à partir de julho de 2014
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz