segunda-feira, 14 de abril de 2014

MERCEDES-BENZ INOVA COM CONCEITO ECONFORT EM SUA LINHA DE CAMINHÕES SEMIPESADOS

Com base no conceito ECONFORT (Economia+Conforto+Força/Desempenho), filosofia de desenvolvimento de produto, a Mercedes-Benz inova e passa a oferecer um valor agregado ainda maior aos caminhões semipesados. O Atego 2430 é a nova referência no segmento da marca que contempla todos os novos recursos oferecidos pelo ECONFORT.

“O ECONFORT é resultado de uma visão que engloba esses três importantes atributos que são essenciais para a rentabilidade no transporte de cargas. Os novos recursos estão presentes integralmente no novo Atego 2430 6x2 e, naturalmente, se estenderão a outros modelos de nossa linha de caminhões semipesados”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa inovação, reafirmamos o nosso compromisso com o cliente, atendendo as suas necessidades de transporte, com benefícios tanto para o transportador, quanto para o motorista, assegurando maior produtividade e rentabilidade”.

ECONOMIA

Câmbio automatizado Mercedes PowerShift e ova geração do eixo traseiro HL-4

Com base no conceito ECONFORT, a Mercedes-Benz introduz no segmento de semipesados o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem e com última marcha direta. Essa tecnologia foi um lançamento pioneiro da marca no País, estando consagrada nos caminhões extrapesados Actros e Axor.

O câmbio totalmente automatizado propicia uma elevada comodidade e praticidade ao motorista, aumentando a segurança e o prazer de dirigir e, em consequência, sua produtividade.

Vantagem muito importante para o transportador é que o Mercedes PowerShift contribui para a otimização do consumo de combustível e minimiza diferenças de condução entre os motoristas. Com isso, a média de consumo da frota melhora significativamente.

O moderno Mercedes PowerShift G-211 12K, disponível para o Atego 2430 6x2, chega ao mercado com três funções que agregam mais desempenho, economia e conforto. O EcoRoll coloca a transmissão do veículo em neutro de forma segura e controlada, procedimento que é executado sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível. Já o modo Power, durante 10 minutos, permite trocas de marchas em rotações mais elevadas para facilitar ultrapassagens ou vencer aclives íngrimes, otimizando o desempenho do veículo. A função Manobra propicia um controle preciso do veículo na movimentação em pátios e em manobras, contribuindo para maior segurança. 

Outra importante vantagem do Mercedes PowerShift é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade, com menor necessidade de manutenção.

Com o ECONFORT, também chega ao mercado a nova geração do eixo traseiro HL-4. Com carcaça estampada, ele é mais leve e seu projeto construtivo facilita os trabalhos de manutenção.

O novo HL-4 ganha uma nova relação de redução (i=3,58) a fim de atender à demanda do mercado por soluções cada vez mais econômicas no transporte de cargas. Além da economia de combustível, a nova relação também traz como importante benefício o menor nível de ruído na cabina, proporcionando maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução da rotação de trabalho.

CONFORTO

Novo interior e nova suspensão da cabina ampliam o bem-estar

Diversas novidades agregadas ao Atego 2430 6x2 também estão incorporadas a toda a linha Atego. Este é o caso da nova suspensão da cabina, totalmente reformulada para proporcionar um nível de satisfação e conforto ainda maior ao condutor do veículo.

O novo sistema de suspensão da cabina (dois pontos na dianteira com coxins e dois pontos na traseira com molas helicoidais) é resultado de um projeto construtivo que trouxe substancial melhora no isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Esta suspensão é mais robusta e resistente, minimizando a demanda por manutenção.

Outro grande destaque é o novo revestimento interno em tecido aplicado no teto, laterais e parede traseira da cabina, muito mais elegante e agradável ao tato, agregando significativas melhorias no isolamento acústico. Os tapetes mais densos proporcionam maior absorção de ruídos e também colaboram para um melhor isolamento acústico.

Ganham evidência também os novos itens de conforto e praticidade, como diversos porta-objetos, porta-óculos, para-sol nas portas do motorista e do acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação aprimorada, que tornam o ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para o descanso, garantindo a satisfação dos motoristas.

O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico, contando com espuma de alta densidade e novas regulagens, como ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. Após sua jornada de trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama, com moderno tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto para as horas de descanso.

Para aumentar ainda mais a comodidade oferecida pelas camas das cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA), a Mercedes-Benz lançou a inédita versão king size. Uma cama dupla que assegura excelente nível de conforto, graças ao maior espaço disponível (meio metro a mais na largura), propiciando períodos revigorantes de descanso e ótimas noites de sono para o motorista, deixando-o pronto para uma viagem produtiva e segura. Esta é uma exclusividade da marca Mercedes-Benz no mercado.

DESEMPENHO

O maior torque do mercado, até 32% maior que a concorrência

Também em termos de desempenho, o Econfort traz importantes ganhos para o cliente. Por exemplo, o motor que equipa o Atego 2430 6x2, o Mercedes-Benz OM 926 LA, com potência de 286 cv, ganhou um novo conceito de curva de torque, atingindo 1.250 Nm de 1.100 a 1.200 rpm. Trata-se do maior torque do mercado na categoria de semipesados 6x2, até 32% maior que os modelos da concorrência. Isso resulta em melhores acelerações e retomadas e em manutenção de velocidades mais altas, com menos trocas de marcha, proporcionando economia de combustível e maior agilidade ao caminhão.

Aplicação dos recursos do conceito ECONFORT na linha de Atego

Atego 2430 - Nova curva de torque; câmbio automatizado Mercedes PowerShift; EcoRoll, Power e Manobra; novo eixo traseiro HL-4; nova suspensão da cabina; novo interior da cabina; novo banco pneumático, kit de   componentes para 8x2; tanques de 600 litros.

Atego 2426 - nova suspensão da cabina; novo interior da cabina; novo banco pneumático, kit de componentes para 8x2; tanques de 600 litros.

Atego 1729 S - novo interior da cabina; novo banco pneumático.

Atego 1729 HD - novo banco pneumático.

Atego 1726 4x4 - novo banco pneumático.

Atego 1726 -  nova suspensão da cabina; novo interior da cabina; novo banco pneumático.

Atego 1719 - nova suspensão da cabina; novo interior da cabina; novo banco  pneumático.

Atego 1419 - nova suspensão da cabina; novo interior da cabina; novo banco pneumático.
                     
*Toda linha Atego receberá FleetBoard à partir de julho de 2014 


Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz