A Ford Caminhões iniciou a venda do novo modelo Cargo 1723
Kolector preparado para operação como coletor/compactador de lixo. O veículo
vem com uma preparação de fábrica que facilita a implementação e favorece o
desempenho nessa aplicação. Além do Kolector, a Ford Caminhões está
disponibilizando o novo caminhão leve, Cargo 1119, para a coleta de resíduos.
“A área de coleta de resíduos é uma das mais exigentes para
veículos comerciais. O novo Cargo Kolector já vem com uma preparação especial
para atender essa operação com mais durabilidade, desempenho e economia. Já o
Cargo 1119 é o único caminhão leve com peso bruto total de 11 toneladas
destinado a esta operação. Ele tem também a maior potência do seu segmento e é
indicado para operação em vias de difícil acesso, como ruas estreitas,
instalações industriais, condomínios e comunidades sem infraestrutura urbana”,
diz Osmar Hirashiki, gerente de Vendas a Frotistas da Ford Caminhões.
O objetivo
da Ford Caminhões é buscar novamente a liderança desse segmento em que a Ford
sempre teve forte presença e tradição. As duas novidades para este setor representam
investimentos neste setor para trazer ao mercado as melhores possibilidades
para essa aplicação de grande importância no País.
APRESENTAÇÃO AOS CLIENTES
A Ford
Caminhões apresentou os dois veículos em um evento na fábrica em São Bernardo
do Campo, SP. O encontro reuniu os principais implementadores e frotistas deste
segmento de coleta de resíduos. Os dois modelos tiveram excelente
receptividade.
“O caminhão
para coleta de resíduos tem de ser específico. O Ford Cargo em geral é fácil de
implementar e esse modelo vem praticamente pronto”, afirma Dilson Lima, diretor
técnico da Facchini, uma das maiores fabricantes de implementos do Brasil.
“Esse
caminhão é fantástico e o melhor de tudo é o resultado para o cliente”,
acrescenta Thiago Sampaio, executivo de Vendas da Planalto Indústria Mecânica,
que produz cerca de 1.000 compactadores/ano. “Ele já chega preparado, com feixe
de molas curto e reforçado para melhor distribuição de carga na traseira, onde
fica todo o peso. A tomada de força traseira também é importante para redução
do custo de manutenção.”
Walter
Cunha, da HBZ Sistemas de Suspensão, destaca outras vantagens. “Ele está mais
fácil de implementar, mais robusto e reduz em 15% o custo e em 50% o tempo de
instalação do terceiro eixo”, diz.
Representantes
de empresas de grande experiência no ramo também deram sua opinião sobre os
novos modelos Cargo. “A nossa expectativa com a chegada do Ford Kolector é boa”,
afirma Cledson Valmir da Silva, da Ecourbis. “Hoje não existe no mercado um
caminhão tão robusto como o Cargo 1119, por isso vamos testá-lo.”
“O
diferencial do Cargo 1119 é a capacidade de carga e potência. E o Cargo 1723
vem praticamente pronto para implementar, com bom trem de força e relação do
diferencial para a operação”, opina Charles Alves Fioravante, gerente de
Suprimentos da Corpus.
“Vamos
usar tanto o Cargo 1723 como o 1119 para áreas de difícil acesso.
Principalmente em locais como São Paulo, onde os aterros são distantes e há o
trânsito, é preciso otimizar a carga”, explica Luiz Antonio Carvalho,
superintendente de Equipamentos da Estre Ambiental.
Para Paulo
Studart Neto, superintendente nacional de Operações da Marquise Ambiental, o
novo Cargo Kolector atende a várias demandas do segmento. “Ele já vem com
alterações que antes fazíamos dentro de casa, agora vem pronto.” “O contato com
a fábrica é importante para o acerto de detalhes que podem melhorar o
desempenho do veículo na nossa atividade, que é muito severa”, completa Arnaldo
de Mello Pinho, gerente nacional de Manutenção da Marquise.
CARGO KOLECTOR
Com peso
bruto total de 16.800 kg, ou 23.000 kg com terceiro eixo instalado, o Cargo
1723 Kolector chega praticamente pronto para implementação como
coletor/compactador. Vem com chassi reforçado, novo eixo traseiro de simples
redução, tomada de força traseira, suspensão com feixe de molas mais alto e
reforçado, escapamento vertical, para-choque estreito e protetor do radiador.
Traz ainda câmaras de freio traseiras tipo pistão com lonas reforçadas, manete
de freio no painel para auxílio na partida em rampa, controle manual de
aceleração e bancos revestidos em vinil.
Seu motor
Cummins 6.7 L, de 230 cv, alcança o torque máximo de 821 Nm a apenas 1.100 rpm,
com transmissão Eaton de seis marchas. O modelo conta com duas opções de
distâncias entre-eixos, de 4.340 e 4.800 mm, para trabalhar com as diversas
opções de compactadores disponíveis no mercado.
CARGO 1119
Para
locais de difícil acesso onde caminhões grandes não entram, a Ford oferece o
novo Cargo 1119, modelo leve que tem a maior capacidade de carga e potência da
categoria. Robusto e compacto, ele tem peso bruto total de 10.510 kg, motor
Cummins 4.5 L de 190 cv e transmissão Eaton de cinco marchas. É equipado com
pneus 235/75 R17,5, novo eixo traseiro da Dana e oferece duas opções de
distâncias entre-eixos, de 3.900 e 4.300 mm.
Como toda
a linha Cargo 2014, os dois novos modelos vêm preparados para ser abastecidos
com diesel B20 (com até 20% de biodiesel) e têm garantia total de 12 meses,
mais 12 meses adicionais para o trem de força.
“O
desenvolvimento do Cargo 1723 Kolector e do Cargo 1119 é resultado do nosso
contato direto com os clientes, ouvindo suas sugestões e necessidades”, destaca
Matheus Agi, consultor de Vendas a Frotistas da Ford Caminhões. “Eles foram
desenvolvidos pela nossa engenharia e amplamente testados para garantir a
eficiência e durabilidade, nas ruas e no Campo de Provas de Tatuí, o único do
Brasil com estrutura para testes e validação de caminhões.”
Fonte: Imprensa Ford