O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros 2646 6x4, para
aplicações rodoviárias, já pode ser financiado com até 80% das condições do
BNDES Finame. “Esta novidade é fruto do programa de nacionalização do produto,
que segue acelerado e com escopo ampliado em nossa fábrica de Juiz de Fora”,
afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para
América Latina.
“Conseguimos antecipar o cronograma de nacionalização e
nossa previsão é que, em 2015, o Actros atenda todos os requisitos do BNDES
Finame, ampliando as facilidades e as vantagens para o cliente adquirir o seu
caminhão”, destaca o executivo.
Ainda nessa família de extrapesados, o Actros 2546 6x2
acrescentou a parcela disponível das condições do BNDES Finame.
“A nacionalização do Actros é resultado da experiência e
know-how de engenheiros brasileiros, bem como dos investimentos da Empresa em
desenvolvimento tecnológico”, destaca Philipp Schiemer. “A Mercedes-Benz
responde pelo maior plano de investimentos do setor no Brasil. São R$ 2,5
bilhões entre 2010 e 2015, envolvendo, além da nacionalização do Actros,
diversas outras iniciativas, como expansão da produção de caminhões para a
unidade de Juiz de Fora, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e
tecnologias, otimização de processos e modernização de áreas de produção,
logística e serviços”.
O programa de nacionalização do Actros é mais uma
demonstração do quanto a Mercedes-Benz acredita e investe permanentemente no
Brasil. “Mais uma vez, estamos reafirmando a confiança do Grupo Daimler e o
compromisso com o País. Somos otimistas e acreditamos no potencial do mercado brasileiro
para continuar crescendo”, ressalta Philipp Schiemer.
De acordo com o presidente da Empresa, a nacionalização do
Actros potencializa as vantagens do maior portfólio de caminhões do País. “A
Mercedes-Benz tem o caminhão perfeito para todo tipo de operação no Brasil. E
há capacidade produtiva para atender às demandas futuras. Para isso, contamos
com profissionais altamente capacitados, com profundo conhecimento em
transportes e experiência no mercado brasileiro”.
Programa de nacionalização progressiva
A primeira etapa do programa de nacionalização progressiva
do Actros, em 2013, envolveu elementos do quadro do caminhão, sistema de
exaustão, rodas e pneus.
Atualmente, a segunda etapa do programa está concluída, com
foco em mais economia e conforto no transporte. Agora estão nacionalizados uma
série de itens para componentes como a suspensão a ar, eixos Mercedes-Benz
nacionais sem redução nos cubos, sistema pneumático de freio, bancos
pneumáticos e sistema elétrico. Nesse contexto, devido ao alto grau de
tecnologia eletrônica do veículo, a Empresa implantou um novo processo de
manufatura para o chicote modular que é pioneiro na produção de caminhões na
Mercedes-Benz do Brasil.
A terceira e última etapa do programa de nacionalização
progressiva do Actros, prevista para 2015, englobará a produção local do motor
OM 457, do sistema de combustível e do sistema de direção hidráulica.
Actros é o caminhão mais completo do
Brasil
O extrapesado Actros é o gigante da Mercedes-Benz em
tecnologia, desempenho, conforto, segurança e capacidade de carga. Esta família
de veículos fortes e robustos tem uma imagem consolidada no Brasil, sendo
fabricada na planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG, por brasileiros e
para o mercado brasileiro.
O Actros rodoviário possui um amplo pacote de itens de
avançada tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, apresenta uma série de
componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem,
controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.
Esse moderno caminhão também é equipado, de série, com
câmbio automatizado Mercedes PowerShift, exclusivo freio-motor Top Brake,
bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as
rodas, com gerenciamento eletrônico, ABS e ASR.
Os caminhões Actros são indicados especialmente para os
grandes frotistas e as empresas de transporte que valorizam a alta tecnologia e
que reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento
da produtividade no transporte.
Os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2 e 2646 6x4, indicados
para transporte rodoviário de carga, são equipados com motor V6 de 456 cv de
potência. Eles são ideais para longas distâncias, permitindo a utilização de
diversos semirreboques, como graneleiros, carga seca aberta, furgão, sider,
tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados
para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.
A linha Actros de caminhões rodoviários é oferecida ao
mercado em quatro versões de cabinas: o cliente pode escolher entre Leito Teto
Baixo, Leito Teto Alto, Megaspace e Megaspace Segurança, o que atende, assim,
às necessidades específicas do segmento rodoviário. Além disso, a Mercedes-Benz
disponibiliza a Cabina Curta para o basculante fora de estrada.
Caminhões Actros vêm preparados para o
FleetBoard
Os caminhões extrapesados Actros rodoviários já saem de
fábrica preparados para a instalação do sistema de gestão de frota FleetBoard
da Mercedes-Benz. Entre vários benefícios, essa ferramenta propicia uma redução
de até 15% nos custos operacionais. Permite também a análise do comportamento
do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma
condução econômica, preventiva e com melhor desempenho.
O FleetBoard oferece mais vantagens aos frotistas, como
diagnóstico remoto de falhas e manutenção preventiva, proporcionando redução
dos custos de manutenção. O acesso aos dados e informações da frota é
extremamente simples, bastando apenas um computador com Internet, o equipamento
do FleetBoard no veículo e a contratação dos serviços.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz