A Caravana Siga Bem 2012, patrocinada pela Petrobras e pela Petrobras Distribuidora, em parceria com a MAN Latin America, foi lançada nesta sexta-feira (30/03) em São Paulo. A ação vai percorrer 41 cidades em 18 estados brasileiros, no período de abril a setembro de 2012. O evento, que é anual, itinerante e de abrangência nacional, tem por objetivo principal o combate à violência contra as mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes, disseminação de informações para a cidadania e segurança nas estradas, entre outros.
Considerada a maior ação de responsabilidade social itinerante da América Latina, a Caravana Siga Bem vai percorrer mais de 16 mil quilômetros de estradas. Neste percurso, serão visitados 26 postos da Rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora para divulgar as ações da Caravana. Haverá atividades em articulação com instituições locais que atuam na área de proteção da criança e da mulher, distribuição de materiais educativos e exibição de vídeos. Também serão realizadas ações educativas voltadas para a segurança nas estradas, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
Produtos
Nesta edição, os caminhoneiros vão saber mais sobre o fluido automotivo Flua Petrobras (marca própria para o Arla 32) e o novo Diesel S-50 da Petrobras (com menor teor de enxofre) adequado aos novos motores Proconve – 7. Há também uma ação específica da Campanha de Racionalização do Uso de Combustíveis, realizada com apoio do CONPET (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), vinculado ao Ministério de Minas e Energia com suporte técnico, financeiro e administrativo da Petrobras.
Durante todo o período de realização do projeto, serão exibidas matérias específicas sobre as ações do Siga Bem Criança e Siga Bem Mulher no programa de TV “Brasil Caminhoneiro”. Neste período, também serão veiculados spots de rádio sobre a proteção da criança e da mulher no programa diário “Siga Bem Caminhoneiro”, veiculado em 170 emissoras em todo o Brasil, e divulgadas as ações realizadas no hotsite do projeto na internet.
De abril a setembro, a Petrobras Distribuidora também realiza ações promocionais para o público de caminhoneiros, envolvendo os 400 maiores postos rodoviários em venda de diesel. A cada 150 litros de diesel ou 20 litros de lubrificantes, o motorista recebe um cupom para concorrer ao sorteio de três caminhões. Nas ações realizadas nos 26 postos da Rede Siga Bem, o caminhoneiro também pode se cadastrar, responder perguntas sobre os temas abordados na Caravana e concorrer a prêmios.
O projeto
A Caravana Siga Bem é patrocinada desde 2004 pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, através da ação estratégica “Difusão de Informações para Cidadania”. A iniciativa tem também o patrocínio da Man Latin América, montadora de caminhões Volkswagen e maior fabricante de seus veículos na América do Sul, que mantém parceria para desenvolvimento tecnológico na interação motor-combustível com a Petrobras.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas com parceiros como a Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Polícia Rodoviária Federal.
O projeto é um instrumento de otimização da comunicação e divulgação de conceitos éticos, como a segurança nas estradas, respeito ao meio ambiente e, especialmente, o combate à violência contra as mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes, através das ações do “Siga Bem Mulher” e “Siga Bem Criança”.
Cronograma da primeira etapa:
04 e 05/04 – Itajaí (SC) – Posto Santa Rosa
09/04 – Itajaí (SC) – Breitkopf Caminhões (concessionária)
11/04 – Passo Fundo (RS) – Auto Agrícola (concessionária)
13/04 – Cascavel (PR) – Icavel (concessionária)
16 e 17/04 – Santa Cruz do Rio Pardo (SP) – Posto Cruzadão
19/04 – Presidente Prudente (SP) – Germanya (concessionária)
23 e 24/04 – Campo Grande (MS) – Posto Caravagio
25/04 – Campo Grande (MS) – Granfer (concessionária)
27 e 28/04 – Campo Grande (MS) – Posto Locatelli
Fonte: Blog Petrobras