Com tecnologia inédita no Brasil, custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.
O túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá, com tecnologia inédita no Brasil, será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros , 900 metros de extensão, três faixas de rolagem por sentido e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.
A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo após um amplo estudo técnico da Dersa. Batizado de "Projeto Prestes Maia", entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, além de alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.
As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais estão no menor custo de implantação e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo