segunda-feira, 29 de setembro de 2014

GRUPO VOLVO DESENVOLVE SISTEMA DE SEGURANÇA NA PISTA DE TESTES MAIS AVANÇADA DO MUNDO

O Grupo Volvo inaugurou recentemente a AstaZero, a primeira pista de testes em tamanho integral para segurança automotiva ativa localizada na cidade de Borås, Suécia.

Os dois milhões de metros quadrados da área de teste simulam cidades, além de autoestradas com mais de uma pista. É neste complexo que o Grupo Volvo testará e desenvolverá as futuras soluções em segurança para veículos pesados.

O campo de AstaZero foi construído e desenvolvido em cooperação com o Grupo Volvo com a finalidade de testar inovações em segurança ativa em ambiente de teste e em escala real. A área lembra um gigantesco estúdio cinema, com quase seis quilômetros de estradas rurais, cruzamentos, semáforos e pontos de ônibus. Os ambientes urbanos podem ser testados em cenários autênticos, envolvendo outros veículos em situações de trânsito pesado, ciclistas e pedestres, uma autoestrada com várias pistas e uma área para testes em alta velocidade. A infraestrutura permite que os veículos se comuniquem entre si e também com o ambiente.

“O Grupo Volvo é líder em fornecimento de soluções de segurança para veículos pesados, e AstaZero nos dá uma vantagem ímpar no futuro do desenvolvimento de sistemas de segurança. Ao usar o equipamento sofisticado da pista, além de seus ambientes avançados de testes, nos tornaremos melhores ainda na mitigação de acidentes na vida real”, diz Peter Kronberg, diretor de segurança do Grupo Volvo. “A cooperação entre a indústria, o setor público e a academia está ficando cada vez mais importante para a Suécia. É ao combinar nossos recursos que conseguiremos resolver os problemas atuais da sociedade”, complementa o executivo.

Durante a inauguração, o Grupo Volvo fez uma demonstração de como seu sistema de estabilização eletrônico ajudará a evitar que composições longas tombem ao fazer curvas em velocidade, e como a frenagem automática poderá ajudar a evitar colisões entre caminhões e carros de passageiros.

O complexo de AstaZero é propriedade da SP Technical Research Institute da Suécia e de Chalmers University of Technology. O Grupo Volvo é um dos parceiros industriais das instalações.

Quando se trata de segurança, a visão do Grupo Volvo é não ter nenhum veículo da marca envolvido em acidentes de tráfego. Os peritos em segurança do Grupo vêm estudando dados de acidentes de trânsito desde os anos 1960. As análises demonstram que muitos acidentes podem ser evitados ou mitigados antes mesmo de ocorrerem – ao usar os sistemas de segurança ativos.

Os sistemas de segurança ativos evitam acidentes ao dar suporte para o motorista, por exemplo, ao fornecer informação ou reagir antes que o condutor o faça. Exemplos de sistemas ativos de segurança desenvolvidos pelo Grupo Volvo incluem sistemas de aviso de colisão com freio de emergência e suporte para troca de pista.


Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo