segunda-feira, 28 de julho de 2014

DUPLICAÇÃO DA BR-163/MS É INICIADA EM MATO GROSSO DO SUL

As obras de duplicação da BR-163/MS foram iniciadas em várias frentes situadas ao longo da rodovia, conforme divulgou a CCR MSVia. As obras contam com Autorizações Especiais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que também autorizou a implantação de Praças de Pedágio e Bases Operacionais. “O Ibama autorizou a duplicação em 10 pontos da rodovia, em um total de 89,2 quilômetros de extensão, além da construção das 17 Bases Operacionais do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) e de 09 Praças de Pedágio”, informou diretor de engenharia da concessionária, Décio de Rezende Souza. O engenheiro reiterou ainda que a CCR MSVia cumprirá o compromisso de concluir a duplicação dos primeiros 10% da rodovia e construir as praças de pedágio em até 18 meses, contados a partir de abril de 2014. 

As Autorizações do Ibama foram expedidas pelo órgão federal de acordo com o Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis, instituído pelos Ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes, por meio das Portarias Interministeriais nº 288 e 289, de 16/07/2013, que visam antecipar o início das obras até a obtenção da Licença Ambiental. O engenheiro informou que a concessionária está trabalhando em vários pontos da BR-163/MS com a recuperação emergencial do pavimento, correção de desníveis e reparos localizados nas pistas, recomposição de faixas e placas de sinalização, reparos e recuperação de viadutos e pontes, limpeza e desobstrução de sistemas de drenagem e implantação de sistemas de segurança, entre outros.  

A partir do mês de outubro serão iniciados os serviços de operação da rodovia, com a implantação do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, com atendimentos médico e mecânico, serviço 0800 (Disque CCR MSVia), inspeção de tráfego e apoio ao usuário. Os serviços serão prestados a partir de instalações provisórias, enquanto são construídas as Bases Operacionais.

A duplicação foi autorizada nos seguintes segmentos: Caarapó - do km 192,3 ao km 203,5 (11,2 km de extensão, sentido Sul); Caarapó – do km 227,3 ao km 237,1 (9,8 km de extensão, sentido Sul); Jaraguari – do km 513,3 ao km 519,7 (6,4 km de extensão, sentido Sul); Bandeirantes/Camapuã – do 580,3 ao km 591,0 (10,7 km de extensão, sentido Sul); S. Gabriel do Oeste/Bandeirantes/Camapuã – do km 595,0 ao km 602,0 (7,0 km de extensão, sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 620,4 ao km 629,0 (8,6 km de extensão sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 630,3 ao km 648,7 (18,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 651,8 ao km 656,2 (4,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 694,9 ao km 699,5 (4,6 km de extensão, sentido Sul) e Sonora – do km 824,5 ao km 832,6 (8,1km de extensão, sentido Norte).

As praças de pedágio serão construídas nos seguintes locais: Mundo Novo, km 28,1; Itaquiraí, km 113,0; Caarapó, km 227,7; Rio Brilhante, km 313,5; Campo Grande, km 432,2; Jaraguari, km 535,4; São Gabriel do Oeste, km 605,0; Rio Verde de Mato Grosso, km 705,2 e Pedro Gomes, km 819,8.   


Fonte: O Carreteiro