segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VOLVO GANHA PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE


Suspensys também está entre premiadas e Randon Implementos é destaque no critério sociedade.

A Volvo do Brasil foi uma das vencedoras da 21ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), concedido anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e que reconhece a excelência da gestão das empresas sediadas no Brasil. A Volvo Caminhões atendeu a maioria dos critérios do modelo de excelência de gestão da FNQ (liderança, estratégias e planos, pessoas, processos, clientes, sociedade, resultados, informações e conhecimento). Também do setor automotivo, a Suspensys ficou entre as principais premiadas e a Randon Implementos foi destaque no critério sociedade. 

A edição 2012 do prêmio foi realizada na quarta-feira, 5, e reconheceu 13 de 41 organizações inscritas, o maior número desde sua primeira edição, em 1992. “As organizações têm evoluído em suas práticas de gestão. Por isso, o número de premiadas em 2012 foi o mais alto. Esse aumento mostra que as organizações avaliadas neste ano atendem a maioria dos requisitos presentes na avaliação, além de terem a sua gestão como referência do setor em que atuam. As empresas brasileiras estão cada vez mais maduras e preocupadas em buscar a excelência de sua gestão em todas as suas áreas, gerando resultados para todas as partes interessadas”, explica Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ. 

Do total de organizações participantes, 22 passaram para a etapa de visitação e foram avaliadas por mais de 450 examinadores que atuam de forma voluntária, totalizando mais de 50 mil horas de trabalho durante quatro meses. Os avaliadores que atuaram neste ano foram selecionados entre 957 especialistas capacitados pela FNQ. 

Essa é a segunda vez que a Volvo vence o PNQ, consolidando-se como a única montadora de veículos a recebê-lo por mais de uma vez. Em 2009, a montadora também ganhou o prêmio principal e em 2008 foi destaque na categoria processos. 

“Esta premiação representa todo o trabalho feito com excelência pelos funcionários da Volvo no Brasil em nossos processos e negócios. Ela demonstra também a confiança para os clientes, o mercado e toda a sociedade de que somos uma empresa de classe mundial” afirma o presidente da Volvo Latin America, Roger Alm, ao lembrar que a subsidiária brasileira está totalmente integrada ao sistema global de qualidade da marca, assim como os demais valores corporativos de segurança e respeito ao meio ambiente. O Modelo de Excelência da Gestão da FNQ foi adotado pela Volvo no Brasil em 2003. 

Premiadas (a mais alta categoria do prêmio) 
AES Eletropaulo (SP) 
AES Tietê (SP) 
Cemig Geração e Transmissão (MG) 
Energisa Paraíba (PB) 
Suspensys (RS) 
Volvo Caminhões (PR) 

Finalistas (tem gestão harmônica, mas ainda não podem ser consideradas referências) 
Sabesp Unidade de Negócio Leste (SP) 
Sabesp Unidade Sul (SP) 

Destaque por critério 
EDP Bandeirante (SP) - critério clientes
Randon Implementos (RS) - critério sociedade
Sabesp Norte (SP) - critério clientes
Sabesp Oeste (SP) - destaque no critério clientes
Sesi (SC) - destaque no critério clientes

Fonte: Automotive Business