A Volvo iniciou um projeto piloto de captação de
energia solar e eólica em seu complexo industrial de Curitiba, no Paraná. As
duas fontes de energia são complementares e vão permitir um resultado de
geração de energia mais estável, de acordo com a conveniência do clima.
"Estamos buscando alternativas
energéticas renováveis, que não tenham impacto ambiental. Respeito ao meio ambiente é
um dos valores corporativos da Volvo e este
projeto está alinhado às estratégias da empresa de desenvolver e utilizar soluções sustentáveis nos processos
produtivos", afirma Cyro Martins, diretor de operações de manufatura do Grupo Volvo
no Brasil.
O projeto inicial conta uma turbina
eólica e 30 painéis de captação de energia
solar. A potência instalada é de 9,3 kW e o sistema está ligado diretamente à rede elétrica que
abastece os escritórios da linha de montagem de caminhões e ônibus. "Iniciamos em
uma área piloto para, no futuro, ampliar o projeto
para as linhas de montagem", explica Marcos Lima, gerente de Engenharia de Fábrica.
Desde o início de suas operações, há mais de 85 anos, a
Volvo adotou como valores
essenciais a segurança, a qualidade e o respeito ao meio ambiente. Desde então, a empresa investe em
tecnologias, produtos e projetos que contribuam com o desenvolvimento de soluções
sustentáveis de transporte e também aplicadas aos seus processos produtivos.
"Uma empresa torna-se
sustentável mantendo um caminho constante de inovação em suas práticas. Para ser
sustentável, uma inciativa precisa ser economicamente viável, correta do ponto de vista
social e ecologicamente adequada. Hoje, a sustentabilidade
está popularizada, mas a adoção de práticas alinhadas a este conceito faz parte da história da
Volvo", destaca Martins.
Os resultados do trabalho da Volvo
na construção de uma sociedade mais sustentável
são efetivos. Internamente, a política ambiental da empresa está voltada ao planejamento e produção de
veículos com eficiência energética e à redução
dos impactos ambientais em todas as suas atividades produtivas, como a redução das emissões de CO2 em suas
fábricas. Além disso, a empresa também adota modernas
ráticas de gestão de pessoas, o que lhe rendeu o prêmio de melhor empresa para se trabalhar no Brasil em
2008 e 2011 do Guia Exame - Você S/A, e o Prêmio
Nacional da Qualidade em 2009 e 2012, o maior reconhecimento de excelência em gestão para empresas no
Brasil.
No relacionamento com a sociedade, a Volvo realiza diversos
programas que evidenciam o
compromisso da marca com causas sociais, como o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), que há
26 anos mobiliza a sociedade para um trânsito
mais seguro e humano; e o Centro Volvo Ambiental, espaço destinado à atividades de geração de renda e à
educação ambiental por meio da cultura.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo