As obras terão início
ainda neste ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca
deixe a linha de montagem no início de 2016.
A Foton Aumark do Brasil, representante no País para
caminhões leves, médios e pesados da fabricante chinesa Beiqi Foton Motor,
assinou com o governo do Rio Grande do Sul Protocolo de Intenções para a
construção de sua fábrica de caminhões no município de Guaíba, na região da
Grande Porto Alegre.
O documento foi assinado dia 13 de agosto em solenidade no
Palácio Piratini, sede do Governo Gaúcho, pelo presidente da Foton Aumark do
Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o governador do Estado do Rio Grande
do Sul, Tarso Genro.
“Estamos seguros da decisão que tomamos. O Estado do Rio Grande
do Sul possui vocação para o setor automotivo e a conclusão das negociações com
o governador Tarso Genro e com sua equipe me dá a certeza de que esse
investimento trará muitos benefícios para o Estado e para o Brasil. Posso
assegurar que muito ainda está por vir a partir desse empreendimento”, afirma
Mendonça de Barros.
As obras para construção da fábrica terão início ainda neste
ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de
montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando
da matriz chinesa em Beijing, os modelos de 3,5 até 10 toneladas de PBT. Neste
período, a Foton Aumark do Brasil continuará o processo de expansão de sua Rede
de Concessionárias para os caminhões da marca.
Com investimentos iniciais dimensionados em 250 milhões de
reais, a fábrica ocupará um terreno de um milhão e quinhentos mil metros
quadrados, dos quais um terço da área serão reservados para a instalação de
fornecedores no “site”. Com capacidade instalada de 21 mil caminhões por ano em
um turno, a fábrica montará veículos de 3,5 até 24 toneladas, com gradativa
expansão de “line up”. Os veículos possuem cronograma de nacionalização
definido e inicialmente a produção deverá ocorrer com 15% de conteúdo local,
crescendo até atingir índice de 65%, em três anos.
De acordo com Mendonça de Barros, o processo para a
instalação de uma fábrica de grande porte no Brasil exige avaliação de diversos
quesitos técnicos, operacionais, logísticos e ambientais. Pelas dimensões
continentais do País é natural a avaliação de diversos Estados que reúnem todas
as condições favoráveis à instalação de uma fábrica do setor automotivo.
A decisão final pelo Estado do Rio Grande do Sul ocorre após
longa negociação com naturais interrupções do processo. Isso fez com que a
Foton Aumark do Brasil, em função da urgência em cumprir seu cronograma de
instalação de fábrica no País, avançasse nas negociações com o Estado do Rio de
Janeiro e anunciasse intenção de construir a fábrica no Estado fluminense.
Contudo, uma dificuldade em encontrar um terreno adequado para acomodar o
projeto inviabilizou a continuidade das conversas com o Rio de Janeiro e
permitiu que os pontos pendentes com o Rio Grande do Sul pudessem ser
resolvidos rapidamente.
“Nosso relacionamento com o Rio de Janeiro continua muito
bom e será sempre positivo. Estamos satisfeitos com a conclusão das negociações
com o Rio Grande do Sul. Temos um compromisso com nossa matriz, com prazo
definido, para a construção de nossa fábrica no País e não podemos atrasar
nosso cronograma para produzir localmente os veículos da marca”, afirma Orlando
Merluzzi, vice-presidente corporativo da Foton Aumark do Brasil.
A Foton na China produz caminhões “premium” com as famílias
Aumark e Aumam e são esses modelos que integrarão as versões brasileiras da
marca.
A Foton Aumark do Brasil, representante no País para
caminhões leves, médios e pesados da fabricante chinesa Beiqi Foton Motor Co.
Ltd., assinou com o governo do Rio Grande do Sul Protocolo de Intenções para a
construção de sua fábrica de caminhões no município de Guaíba, na região da
Grande Porto Alegre.
O documento foi assinado, em 13 de agosto, em solenidade no
Palácio Piratini, sede do Governo Gaúcho, pelo presidente da Foton Aumark do
Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o governador do Estado do Rio Grande
do Sul, Tarso Genro.
“Estamos seguros da decisão que tomamos. O Estado do Rio
Grande do Sul possui vocação para o setor automotivo e a conclusão das
negociações com o governador Tarso Genro e com sua equipe me dá a certeza de
que esse investimento trará muitos benefícios para o Estado e para o Brasil.
Posso assegurar que muito ainda está por vir a partir desse empreendimento”,
afirma Mendonça de Barros.
As obras para construção da fábrica terão início ainda neste
ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de
montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando
da matriz chinesa em Beijing, os modelos de 3,5 até 10 toneladas de PBT. Neste
período, a Foton Aumark do Brasil continuará o processo de expansão de sua Rede
de Concessionárias para os caminhões da marca.
Com investimentos iniciais dimensionados em 250 milhões de
reais, a fábrica ocupará um terreno de um milhão e quinhentos mil metros
quadrados, dos quais um terço da área serão reservados para a instalação de
fornecedores no “site”. Com capacidade instalada de 21 mil caminhões por ano em
um turno, a fábrica montará veículos de 3,5 até 24 toneladas, com gradativa
expansão de “line up”. Os veículos possuem cronograma de nacionalização
definido e inicialmente a produção deverá ocorrer com 15% de conteúdo local,
crescendo até atingir índice de 65%, em três anos.
De acordo com Mendonça de Barros, o processo para a
instalação de uma fábrica de grande porte no Brasil exige avaliação de diversos
quesitos técnicos, operacionais, logísticos e ambientais. Pelas dimensões
continentais do País é natural a avaliação de diversos Estados que reúnem todas
as condições favoráveis à instalação de uma fábrica do setor automotivo.
A decisão final pelo Estado do Rio Grande do Sul ocorre após
longa negociação com naturais interrupções do processo. Isso fez com que a
Foton Aumark do Brasil, em função da urgência em cumprir seu cronograma de
instalação de fábrica no País, avançasse nas negociações com o Estado do Rio de
Janeiro e anunciasse intenção de construir a fábrica no Estado fluminense.
Contudo, uma dificuldade em encontrar um terreno adequado para acomodar o
projeto inviabilizou a continuidade das conversas com o Rio de Janeiro e
permitiu que os pontos pendentes com o Rio Grande do Sul pudessem ser
resolvidos rapidamente.
“Nosso relacionamento com o Rio de Janeiro continua muito
bom e será sempre positivo. Estamos satisfeitos com a conclusão das negociações
com o Rio Grande do Sul. Temos um compromisso com nossa matriz, com prazo
definido, para a construção de nossa fábrica no País e não podemos atrasar
nosso cronograma para produzir localmente os veículos da marca”, afirma Orlando
Merluzzi, vice-presidente corporativo da Foton Aumark do Brasil.
A Foton na China produz caminhões “premium” com as famílias
Aumark e Aumam e são esses modelos que integrarão as versões brasileiras da
marca.
Fonte: Carga Pesada