A Iveco dá um passo à frente no segmento de
caminhões vocacionais ao apresentar a mais nova versão da sua gama de
semipesados: o Tector Concreto. Projetado com base no modelo 260E28 6x4, o
veículo é fruto de uma grande pesquisa de mercado feita pela fabricante, que
incluiu diversos trabalhos de campo em clientes que atuam no segmento de
construção, como as empresas Cortesia e Supermix. Com base nos dados coletados
pelo Marketing do Produto da Iveco, chegou-se a um veículo totalmente
personalizado para o trabalho severo em canteiros de obras.
"A diferença do nosso veículo para as
outras opções disponíveis no mercado é que ouvimos a fundo nosso cliente, e
acrescentamos ao caminhão todos os opcionais necessários e desejados para a
operação das empresas ‘concreteiras’. O Tector Concreto foi pensado não apenas
para ser uma máquina de trabalho, mas também para ser confortável ao motorista
e demais profissionais que atuam em obras", diz Alcides Cavalcanti,
diretor comercial da Iveco.
O Tector Concreto está presente em um dos
principais segmentos do mercado de caminhões, o de semipesados com 26 toneladas
de PBT (Peso Bruto Total). Trata-se de um mercado de cerca de 9 mil unidades,
sendo que a aplicação de caminhões na configuração balão de concreto
(betoneiras) representa 25% deste total.
"As perspectivas de comercialização do
novo produto são positivas, uma vez que o novo modelo atenderá diretamente o
setor de construção, que detém expectativa de crescimento de cerca de 30% com
relação ao primeiro semestre de 2013 e quase 40% em relação ao mesmo período do
ano passado", prevê Cavalcanti. Os estudos são baseados no fato de que
grandes obras de infraestrutura ainda estão para acontecer no País.
"Hoje, o Tector Concreto é a melhor
opção para a empresa ou motorista autônomo que precisa de um veículo confiável
para operar com um implemento de balão de concreto. O aço utilizado na
fabricação de seu chassi é o mesmo aplicado em nosso off-road Trakker, o que
lhe garante um alto nível de robustez", ressalta Cristiane Nunes, Gerente
de Marketing de Produto.
O Caminhão
Tendo como base o modelo 260E28 6x4 com PBT
(Peso Bruto Total) de 26 toneladas, o Tector Concreto possui um motor FPT de
280 cavalos de potência e 950 Nm de torque. E há duas opções de entre-eixos:3.690 4.815 mm. Mas são as
adaptações introduzidas pela Engenharia da Iveco que deram o tom e o
direcionamento segmentado que diferenciam este produto das demais opções
apresentadas como vocacionais pela concorrência.
O Iveco Tector Concreto possui tanque de
alumínio com 400 litros de capacidade, o que lhe garante a autonomia necessária
para suas operações. Em seu interior, o banco de passageiro é biposto, e há uma
escotilha no teto que aumenta a circulação de ar no interior da cabine. O
tacógrafo é semanal, o que garante à empresa maior produtividade.
No quesito conforto, o volante possui
regulagem de altura (adaptando à estatura do condutor) e o ar condicionando é
de série. Os vidros são verdes, o que ajuda a diminuir a incidência de raios
solares dentro do cabine, além de diminuir a temperatura interna. Há ainda o
espelho de aproximação do lado do passageiro, que auxilia o motorista a
manobrar o veículo em áreas restritas e pequenas, comuns nos canteiros.
Os freios possuem ajuste automático, que oferecem a
possibilidade de um número menor de paradas para manutenção. O escapamento é
vertical, o que evita que motorista e ajudantes que estejam trabalhando ao lado
do balão de concreto tenham contato direto com a emissão de partículas.
Em sua configuração também estão o alarme
sonoro de ré (necessário para a segurança nas aplicações), e defletor de ar da
hélice do radiador (item que diminui o excesso de poeira dentro das obras).
Vale destacar a pré-disposição para controle externo RPTO (Botoeira posicionada
no balanço traseiro), que sai de fábrica para auxiliar o implementador na
instalação da betoneira, além de garantir a configuração original do veículo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco