Os novos caminhões 8x2 e 8x4 agora lançados pela
Volvo trazem muitos benefícios para o transportador. “Com opções de motores de
270cv ou 330 cv, eles chegam, por exemplo, com uma ampla maior oferta de caixas
de câmbio, que podem ser oferecidas de acordo com as necessidades dos
transportadores”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM.
Na configuração 8x2, o transportador
pode optar por caixas de 6, 9 ou 12 marchas. Na versão 8x4, as caixas de câmbio
podem ter 10 ou 12 marchas. "O transportador tem uma gama variada de
transmissões que certamente se adequa ao tipo de operação na qual ele
trabalha", afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da
Volvo no Brasil.
A embreagem maior de 395 milímetros
é com material de disco de revestimento reforçado, que não contém asbestos. O
novo veículo tem uma grande oferta de tomadas de força no modelo com
motorização de 330cv. "Para o VM 270cv 8x4, há ainda uma tomada de força no
motor para aplicações nas quais é necessário o funcionamento do implemento com
o caminhão rodando, como, por exemplo, em aplicações para betoneira", diz
Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil.
O segundo eixo direcional possui um
suspensor para economia de pneus e combustível. Seu comando é no painel,
proporcionando fácil acesso e mais conforto ao motorista. Uma exclusividade
Volvo, para garantir ainda mais segurança à operação de transporte, o VM com
quatro eixos também tem um sensor de carregamento. Este dispositivo evita que o
motorista levante equivocadamente o eixo direcional, após o caminhão ter
atingido velocidade superior a 10 quilômetros por hora, evitando operação com
sobrecarga. "O novo caminhão foi projetado para atender as exigências do
transportador", finaliza Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões
do Grupo Volvo na América Latina.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo