Com o objetivo de ampliar as possibilidades de aquisição de
caminhões por seus clientes, a Mercedes-Benz está implantando, pela primeira
vez no Brasil, o seu próprio modelo de negócio para caminhões seminovos. A
Empresa irá inaugurar em Mauá, na Grande São Paulo, a primeira loja da
SelecTrucks, que será responsável pela compra, estoque, manutenção e venda de
caminhões seminovos, apoiando os concessionários na negociação com os clientes.
Com amplo mix de produtos, a SelecTrucks irá negociar todas
as marcas de caminhões, modelos e anos de fabricação. O portfólio é divulgado
via website na Internet, facilitando a consulta pelo cliente, que pode tanto utilizar
seu caminhão seminovo na negociação de compra de um Mercedes-Benz zero
quilômetro, quanto adquirir outro veículo seminovo. Para isso, quando
necessário, ele conta com a excelência e segurança dos serviços de reparo e
manutenção da Mercedes-Benz.
“A SelecTrucks chega ao Brasil seguindo os mesmos conceitos
e padrões da TruckStore, modelo de negócio de caminhões usados utilizado pela
Daimler, com sucesso, em 14 países da Europa e, também, na África do Sul”,
afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do
Brasil. “Ou seja, temos experiência, conhecimento e competência para assegurar
qualidade e confiabilidade para os nossos clientes e para os nossos parceiros
de negócios, que são os concessionários”.
Segundo Maier, nos últimos anos, o segmento de caminhões
usados vem crescendo de forma consistente no Brasil. “Também nesse segmento
queremos ser referência de mercado, oferecendo garantia de procedência dos
veículos e elevada qualidade na prestação de serviços dos seminovos disponíveis
na SelecTrucks”, diz o executivo.
Para maior tranquilidade dos clientes, os serviços de reparo
e manutenção são executados pelos concessionários da marca. Além disso, para as
operações de financiamento, estão disponíveis os suportes do Banco Mercedes-Benz
e de outras entidades parceiras.
SelecTrucks oferece a Garantia SelecTrucks, única no mercado de
usados
“Um grande diferencial de nossa loja é a oferta da Garantia
SelecTrucks para todos os veículos da categoria Ouro e alguns da categoria
Prata”, destaca Maier. “Nenhum outro negócio oferece garantia de até 12 meses
para todas as marcas de seminovos, o que confirma a qualidade dos produtos
disponibilizados em nossa loja”.
Ainda segundo o vice-presidente, a SelecTrucks visa
alavancar a venda de veículos novos e aprimorar o conhecimento da Empresa na
análise do valor de revenda de caminhões. “Além disso, queremos valorizar a
marca Mercedes-Benz como um todo como geradora de soluções para os clientes”,
diz Joachim Maier.
Garantia de procedência assegura confiabilidade ao processo
A garantia de procedência dos caminhões, atributo essencial
que assegura a confiabilidade aos processos da SelecTrucks, fica a cargo de uma
empresa especializada no segmento de vistorias, inspeções, regulação,
consultoria, homologações, histórico e procedência veicular.
Este especialista será responsável pela avaliação total dos
caminhões, fazendo a análise da documentação, vistoria do veículo e laudo final
com orçamento de reparos sugeridos. Esse procedimento otimizará notavelmente a
rotina da Rede nos negócios com seminovos.
Na primeira avaliação, o concessionário apenas preenche o
checklist fornecido pela SelecTrucks, que informa o preço orientativo. Numa
segunda etapa, a vistoria é feita por nosso parceiro especializado, com o
acompanhamento de um responsável pela unidade, facilitando o trabalho junto ao
cliente. Na fase seguinte, a SelecTrucks informa o preço final do veículo, que
é utilizado pelo concessionário na negociação com o cliente.
Na conclusão do processo, a loja SelecTrucks recebe o
caminhão seminovo e realiza o pagamento para o cliente ou para o
concessionário, quando o mesmo entrega o veículo novo ao cliente.
Localização estratégica, no acesso ao Rodoanel
A loja da SelecTrucks em Mauá está situada na alça de acesso
do Rodoanel, em área industrial, com ótima visibilidade e fácil acesso. Cerca
de 1.000 caminhões por hora circulam pelo local, que fica a 24 km da fábrica da
Mercedes-Benz do Brasil, em
São Bernado do Campo. O pátio da loja cobre um espaço de
18.000 m2 e com capacidade de estoque de 200 veículos.
“Após a implantação da primeira loja em Mauá, nossos
próximos objetivos são divulgar a marca, o conceito e o local, além de
aprimorar o modelo de cooperação com os concessionários e de ganhar experiência
no mercado. Também trabalharemos para definir os modelos de expansão e avaliar
outras regiões para atuação”, conforme Fabian Seifarth, gerente de Vendas de
Veículos Seminovos da Mercedes-Benz.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz