A Volvo está apresentando os seus novos caminhões
VM. Os modelos 8x2 e 8x4, se juntam aos modelos 4x2, 6x2 e 6x4, ampliando ainda
mais sua oferta ao transportador brasileiro.
"Os constantes investimentos em atualização da linha
comprovam o grande sucesso que os caminhões VM conquistaram nos mercados
brasileiro e latino-americano", declara Francisco Mendonça, gerente de
caminhões VM da Volvo no Brasil. O gerente destaca ainda que, para o segundo
trimestre do próximo ano, a nova linha VM também terá a renomada caixa de
câmbio eletrônica I-Shift, que já equipa mais de 90% dos caminhões da linha F.
Os caminhões tiveram grandes mudanças externas. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa e que já estão sendo vendidos em vários mercados europeus. "Os novos VM têm o que chamamos de "new family look" da linha Volvo, isto é, o visual de todos os modelos de caminhões da marca evolui e mantém-se parecido", observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
"A parte frontal da cabine foi
totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day
running light) de LED são em forma de "V", separadas da luz baixa,
proporcionando ainda melhor visibilidade", explica Álvaro Menoncin,
gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. As luzes de LED em
"V" servem também como elemento de identificação visual dos caminhões
da Volvo.
Todo o módulo do para-choque que
envolve os faróis foi renovado com uma estrutura em termoplástico, uma grade e
uma tampa para engates de reboque. Ao módulo do para-choque integra-se a nova
grade, dando à cabine um aspecto ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, de maior
robustez.
Novo
painel frontal superior
O caminhão também ganhou um novo
painel frontal superior, que ficou maior e toma boa parte da porção superior da
frente do veículo, dando ao conjunto uma impressão de continuidade. É dentro do
novo painel superior que agora está afixada a logomarca da Volvo, num novo
padrão de identidade do caminhão.
Internamente, a Volvo decidiu manter
a atual ergonomia do caminhão, já amplamente aprovada pelos motoristas e que
reconhecem no VM o melhor ambiente de trabalho entre os veículos de carga nesta
categoria. "A padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, do teto e dos
painéis internos foi atualizada. Mas mantivemos tudo o que o transportador
aprovou e considera importante para a operação de transporte", Ricardo Tomasi,
engenheiro de vendas do projeto do novo VM.
O VM conquistou o transportador por
seu baixo consumo de combustível e grande disponibilidade. "Além de
econômico e sempre disponível para rodar, o caminhão ficou mais bonito",
diz Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América
Latina.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo