A Mercedes-Benz, dona da mais completa linha de caminhões do
País, novamente amplia seu portifolio e apresenta o semipesado Atron 1719 4x2,
com cabina avançada, que chega ao mercado em três versões: Bebidas, Plataforma
e Basculante.
Além de aumentar as opções de escolha para os clientes, esse
modelo assegura vantagens já características de um caminhão Atron, como força,
robustez, despojamento e resistência para o severo trabalho do dia a dia no
transporte urbano de cargas e mercadorias.
“Esse novo Atron destaca-se também pela avançada tecnologia
BlueTec 5, que propicia baixo índice de emissões, reduzido consumo de
combustível e maiores intervalos para troca de óleo, resultando em menor custo
operacional e maior rentabilidade para os clientes”, afirma Gilson Mansur,
diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A
versatilidade de aplicação é mais uma grande vantagem do Atron 1719,
incrementando a abrangente oferta de soluções da marca para as mais variadas
atividades do transporte de carga”.
Segundo o executivo, além de manter os atributos que
conquistaram a confiança dos clientes da Linha Tradicional, o Atron 1719 agrega
mais tecnologia e modernidade, oferecendo níveis elevados de produtividade.
Os atributos dos caminhões Atron da Mercedes-Benz agregam
muito valor às operações de nossos clientes. Graças à consagrada qualidade e
durabilidade, esses caminhões contam com ótimo valor de revenda, potencializando
a excelente relação custo/benefício do produto.
Em três diferentes versões, Atron 1719 destaca-se em versatilidade
Duas das três versões do Atron 1719 são vocacionadas: uma
para uso na distribuição de bebidas e outra para as necessidades de transporte
no segmento de construção civil, como basculante. A terceira, do tipo
plataforma, é indicada para aplicações mais abrangentes, podendo receber
diversos tipos de implementos para a distribuição urbana de carga e o
transporte rodoviário, sendo os mais comuns o furgão de alumínio (baú), a
carroçaria aberta carga seca e o sider.
A versão plataforma do Atron 1719 tem distância entreeixos
de 4.800 mm, permitindo a instalação de carroçarias de até 7,20 metros de
comprimento. Esse mesmo entreeixo está disponível na versão Bebidas, apta a
receber carroçaria plana ou rebaixada para 10 paletes.
No caso da carroçaria rebaixada para transporte de bebida, a
Mercedes-Benz oferece o exclusivo “kit bebidas”, especialmente desenvolvido
para facilitar, agilizar e reduzir o custo da implementação. Este kit é formado
por dois cardans adicionais, chicote elétrico, tubulação de combustível e
tubulação pneumática alongadas. Além do exclusivo kit, essa versão conta ainda
com mola traseira curta e reforçada, ideal para a aplicação no transporte de
bebidas com carroceria rebaixada.
Com distância entreeixos de 3.600 mm, o Atron 1719
basculante já sai de fábrica com tomada de força no câmbio, sendo indicado para
básculas de até 7m³ para transporte de areia, terra, pedra e cascalho, entre
outros.
Todas as versões do Atron 1719 estão aptas a receber o
terceiro eixo, que é montado por implementadores especializados do mercado,
aumentando a capacidade de carga do veículo. Com isso, o Peso Bruto Total – PBT
do caminhão, que é de 16.500 kg na versão 4x2, chega a 23.000 kg.
Trem-de-força Mercedes-Benz é mais um destaque
O trem-de-força do Atron 1719 é um destaque à parte, sendo
totalmente formado por agregados da própria marca Mercedes-Benz: motor
eletrônico OM 924 LA de 185 cv de potência, câmbio G-85 de 6 marchas e eixo
traseiro HL-5 de dupla velocidade. Este conjunto é reconhecido no mercado pela
força, robustez e harmonia.
Além de mais econômico e ecológico, o motor OM 924 LA
oferece força e excelente desempenho no transporte de cargas. A elevada
potência de 185 cv a 2.200 rpm assegura acelerações mais rápidas e maiores
velocidades médias. Já o torque de 700 Nm, entre 1.200 e 1.600 rpm, resulta em
melhores arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de
transporte.
Outro grande benefício derivado da tecnologia BlueTec 5 é
que os motores da linha Atron têm intervalos de troca de óleo ampliados,
podendo chegar a 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a
disponibilidade do caminhão. Ou seja, mais rentabilidade para o cliente.
O freio-motor Top Brake é item de série nos caminhões Atron,
oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível, maior velocidade média
e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio e dos pneus.
Conforto e praticidade a bordo
O Atron 1719 mantém a tradicional cabina avançada, com
design moderno alinhado à atual linha de caminhões Mercedes-Benz. A novidade do
visual externo é a grade frontal com a estrela da marca no centro. O conjunto
ótico, o parachoque e os retrovisores harmonizam-se perfeitamente com as linhas
da cabina.
O uso de policarbonato amplia a resistência do conjunto
ótico a condições adversas, como impactos, vibrações, umidade, poeira e altas
temperaturas.
O interior da cabina destaca-se por sua simplicidade, e
novas cores nos revestimentos e bancos. Isso resulta num aspecto visual mais
moderno e contribui para um ambiente mais produtivo.
Com novo painel de instrumentos, novo volante de melhor
empunhadura, bancos confortáveis e ergonômicos, o Atron 1719 proporciona
praticidade para o dia a dia de trabalho.
Importante destaque é a chave com imobilizador, sistema que
oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona segurança para o
motorista, para o veículo e para a carga.
Painel ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica
O painel de instrumentos do Atron 1719, com computador de
bordo e tecla de navegação, tem design clean e visão noturna facilitada pelo
uso de luz em tonalidade âmbar. Extremamente prático e funcional, oferece
melhor visualização e simplifica o uso pelo motorista. Além disso, a moderna
grafia realça a leitura dos dados e facilita a interpretação das informações.
Outra vantagem muito importante é que o painel traz funções
que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, exemplo
da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em
km/l.
Ampliação do portfólio da linha Atron
A chegada do semipesado 4x2 Atron 1719 ao mercado amplia a
oferta dessa família de caminhões Mercedes-Benz. Dela também fazem parte o
médio Atron 1319, o semipesado 6x2 Atron 2324 e os extrapesados Atron 2729 no
6x4 e Atron 1635, este último na versão cavalo-mecânico 4x2.
Os caminhões Atron são indicados para curtas, médias e
longas distâncias rodoviárias e para transporte urbano de cargas, como também
para as operações fora de estrada nos setores da construção civil, mineração,
madeira e cana-de-açúcar. Graças à diversidade de modelos, a linha Atron
oferece amplas opções de escolha para empresas de transporte de carga ou de
carga própria, bem como para os caminhoneiros autônomos que buscam um caminhão
robusto e com ótimo custo operacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz