Novos motores com sistema SCR de redução de emissões deixam
para trás prejuízos do EGR.
A Navistar informou
nesta semana que atingiu 10 mil pedidos em carteira para seus caminhões International equipados
com motores ISX15, fornecidos pela Cummins, juntamente com o sistema SCR, de pós-tratamento
catalítico de gases de escape. O anúncio foi feito sete meses depois que a
fabricante voltou a usar motorização da Cummins– e marca a recuperação das
vendas da companhia no mercado norte-americano. A Navistar teve os piores
resultados de sua história nos últimos dois anos, após ter decidido usar
motores de fabricação própria com sistema EGR (recirculação de gases). A
solução não atendeu à legislação de emissões dos Estados Unidos, o que resultou
em multas para cada caminhão International vendido no país, além da proibição
do comércio no Estado da Califórnia.
“Nós trouxemos o Cummins ISX de volta por uma razão: nossos clientes queriam a solução de um motor eficiente de 15 litros instalado em um chassis International ProStar. O número de pedidos acumulados comprova essa aceitação”, disse
“A crescente aceitação de nossos maiores clientes frotistas, que aplicam rigorosas análises antes de fechar a compra, é uma evidência do valor agregado dos nossos caminhões”, acrescenta Kozek. Graças aos pedidos de grandes frotistas norte-americanos como Knight, Penske, Ryder e Swift, em julho a International alcançou a maior participação dos últimos três anos nas vendas de modelos rodoviários Classe 8 no país.
A Navistar começou no fim de dezembro de 2012 a transição dos caminhões International para a tecnologia SCR com o motor Cummins ISX15. Até o fim deste mês a opção SCR deverá estar disponível nos Estados Unidos para todos os modelos pesados da marca.
Fonte: Automotive Business