Ao inaugurar em Cuiabá
sua primeira revenda no Brasil, a montadora de caminhões chinesa confirmou que
fábrica do interior paulista ficará pronta ainda neste ano.
“O prédio já está pronto,
estamos na fase de montagem dos equipamentos da linha de produção.” A frase é
do presidente da Schacman no Brasil, Reinaldo Reis Vieira. Durante inauguração
da primeira loja da marca, em Cuiabá, os representantes da montadora chinesa de
caminhões garantiram que a fábrica em Tatuí (SP) estará funcionando até o fim
do ano.
“Importamos 100 caminhões
da China e pretendemos, a partir do funcionamento da nossa unidade de produção,
em Tatuí, nacionalizar a marca, ou seja: alcançar os 65% de peças e componentes
produzidos no Brasil. Atualmente já estamos com 45%”, disse o engenheiro João
Comelli, responsável técnico pela fabricação do Shacman no País. Segundo ele, a
linha de montagem será composta por células e deverá produzir em média três
caminhões da marca por dia.
A área da fábrica da
Shacman no Brasil ocupa 53 mil metros quadrados, sendo 12 mil metros quadrados
de área coberta. “Nossa previsão é colocar a fábrica em pleno funcionamento,
ainda neste primeiro semestre”, informou Reis. Desenvolvidos em parceria com
empresas americanas e europeias, os veículos da Shacman serão comercializados
no mercado nacional com configuração 4×2 e 6×4. O objetivo da marca é
conquistar 2% desses segmentos em dois anos.
Os modelos adaptados para
o território nacional possuem motor de 385 e 420 cavalos de potência, tendo
como base a plataforma de motores Cummins ISM de 11 litros, Common Rail, eixos
MAN com redução nos cubos e transmissão Eaton, de 12 velocidades, ou Fast, de
16 velocidades, ambas com over drive.
A estratégia de negócio
da empresa no País engloba, inicialmente, a instalação de 21 revendas em todo o
território nacional. “A rede deverá cobrir todas as regiões, mas apresentará
uma maior concentração nas regiões Sul e Sudeste”, informou Reis.
A chinesa oferecerá cinco
configurações dos veículos para atuar nos segmentos de mineração, construção,
madeira e cana, entre outros. Os caminhões começaram a ser comercializados em janeiro. Duas
unidades já foram vendidas pela Golden CBX, concessionária de Cuiabá, antes
mesmo da inauguração, e já estão rodando na Região de Campo Novo do Parecis
(MT). A representante da fabricante chinesa informou que, em plena operação,
ampliará o portfólio de produtos no país.
Os valores de
comercialização dos caminhões não foram revelados, mas o diretor da revenda de
Cuiabá, Gilmar Golim, garante que o preço é altamente competitivo e atraente.
“Vamos oferecer um produto de alta tecnologia com um valor, posso assegurar,
até 20% menor que a concorrência”, disse Golim.
O empresário Nerci Pavan,
sócio da Golden, está otimista. “Estamos apostando nesse mercado que está
superaquecido, motivado pelo crescimento do agronegócio. Basta ver as notícias
recentes de que faltam caminhões para escoar a safra do Brasil”, disse Pavan.
No Brasil, a Shacman é
representada pela Caminhões Metro-Shacman do Brasil Importadora e
Distribuidora, que tem a responsabilidade da distribuição dos caminhões e peças
para todo o mercado brasileiro através de uma rede que deverá totalizar 30
concessionárias completas, estrategicamente distribuídas pelo território
nacional.
Fonte: Carga Pesada