Eles substituirão
caminhões com idade superior a 30 anos que circulam na zona portuária de
Santos.
Dentro do Programa de Incentivo à Renovação da
Frota de Caminhões, nove caminhoneiros que trabalham no Porto de Santos
poderão guiar seu veículo novo ainda este mês. Os primeiros financiamentos
do programa do Governo do Estado de São Paulo foram aprovados pela Desenvolve
SP - Agência de Desenvolvimento Paulista e estão em fase final de
liberação. Os novos veículos, financiados a juro zero, substituirão caminhões
com idade superior a 30 anos que circulam na zona portuária de Santos,
melhorando a qualidade do ar, o trânsito da região e a vida
dos caminhoneiros. A previsão do Programa é substituir cerca de mil
caminhões velhos que prestam serviços na região.
A taxa de juros zero do Programa é subsidiada pelo governo
do estado desde que o pagamento seja mantido em dia. Com isso, a economia
no bolso dos motoristas será de em
média R $ 32 mil, valor muito acima do que eles
receberiam numa eventual venda do veículo velho. Com prazo de até 8
anos para pagar e carência máxima de 6 meses, o caminhoneiro pode ter até
100% do veículo financiado. ”É uma grande oportunidade para que o
caminhoneiro possa comprar um caminhão novo com condições de financiamento
que caibam em seu bolso e ainda aumente a sua renda. A ideia é melhorar
a qualidade de vida da população e movimentar a economia da região”, diz
Milton Luís de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.
Podem ter acesso ao programa caminhoneiros autônomos e
pessoas jurídicas enquadradas como empresário individual que prestam
serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por
beneficiário, mas é obrigatório que os caminhões velhos sejam entregues por
seus proprietários, devidamente regularizados, às empresas credenciadas e
licenciadas pela Cetesb. As
empresas desmontarão o caminhão e inutilizarão suas peças, enviando para reciclagem ou destruindo o que não puder ser reciclado, como as peças mecânicas. O objetivo é retirar o caminhão velho definitivamente das ruas. Para saber exatamente quanto irá pagar, o caminhoneiro pode simular seu financiamento diretamente no site da Desenvolve SP (desenvolvesp.com.br) e procurar o Sindicato
dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos), que irá orientá-lo sobre o processo.
empresas desmontarão o caminhão e inutilizarão suas peças, enviando para reciclagem ou destruindo o que não puder ser reciclado, como as peças mecânicas. O objetivo é retirar o caminhão velho definitivamente das ruas. Para saber exatamente quanto irá pagar, o caminhoneiro pode simular seu financiamento diretamente no site da Desenvolve SP (desenvolvesp.com.br) e procurar o Sindicato
dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos), que irá orientá-lo sobre o processo.
Fonte: DCI