Alta foi impulsionada pelo crescimento da exportação de
milho.
A expansão das venda de milho para o exterior fez a
movimentação de caminhões crescer 51,5% em fevereiro no porto de Santos. Ao
mesmo tempo, a ferrovia diminuiu sua movimentação de carga, perdendo
participação no transporte para o porto.
Segundo o levantamento, o transporte rodoviário movimentou
1,58 milhão de toneladas em
fevereiro. O aumento da circulação de caminhões na Baixada
Santista tem provocado constantes congestionamentos na rodovia Cônego Domênico
Rangoni, antiga via Piaçaguera-Guarujá. Ontem (18/03), por exemplo, a fila na
estrada chegou a 19 km de extensão. Nesta manhã, a fila já alcança 17
quilômetros.
A perda de participação do transporte ferroviário ajuda a
explicar a expansão do rodoviário. Os dois sistemas de transporte por trens em
Santos --formados pela ALL (América Latina Logística) e a MRS Logística -
movimentaram 1,4 milhão de toneladas em fevereiro, 6,8% menos que no mesmo mês
de 2012.
O presidente da Anec (Associação Nacional de Exportadores de
Cereais), Sérgio Mendes, disse que a ALL não tem cumprido os volumes
contratuais acordados com alguns exportadores. O aumento da exportação de milho
também influenciou o maior fluxo de caminhões, segundo a Anec.
A entidade diz que metade das 3 milhões de toneladas de
milho exportadas pelo Brasil entre janeiro e fevereiro foi carregada em Santos,
sendo que 40% vieram de caminhão. Isso representa 15,4 mil caminhões a mais
circulando na região entre janeiro e fevereiro, início do escoamento da safra
de grãos.
Fonte: Circuito MT/Setcesp