A segunda maior fabricante de caminhões do mundo, a
Volvo, disse na última sexta-feira que está cortando turnos e encurtando as
jornadas de trabalho após as vendas de seus caminhões caírem 8 por cento na
comparação anual em outubro.
A companhia sueca disse que a demanda por caminhões
de longa distância estava desacelerando na América do Norte em um sinal de
incerteza econômica, enquanto a fraqueza na Europa pode fazê-la cortar a
produção no continente.
"As decisões foram tomadas para reduzir a
produção de caminhões da Volvo na Europa através da suspensão de turnos e dias
parados para atender à demanda menor no terceiro trimestre", disse a
companhia.
A produção já foi reduzida na divisão de caminhões
da Renault. Além disso, semanas mais curtas de trabalho serão introduzidas nas
fábricas da montadora no fim deste mês, acrescentou.
A Volvo, que vende caminhões sob as marcas da
Renault, Mack, UD Trucks, Eicher e Volvo, disse que as vendas caíram 18 por
cento na América do Norte e 16 por cento na Ásia.
Fonte: Reuters