quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PACCAR AUMENTA SEU LUCRO LÍQUIDO EM 20%

Fabricante de caminhões se mantém no azul por 73 anos consecutivos e aposta no Brasil.

A Paccar, fabricante de caminhões das marcas Kenworth, Peterbilt e DAF, continua a registrar resultados positivos no mercado global, mantendo-se no azul por 73 anos consecutivos. Nos primeiros nove meses do ano, registrou lucro líquido de U$ 858,1 milhões, aumento de 20% em comparação aos U$ 714,6 milhões obtidos no mesmo intervalo de 2011. As vendas líquidas e as receitas derivadas de serviços financeiros totalizaram U$ 13,05 bilhões, alta de 13% sobre os U$ 11,50 bilhões contabilizados nos primeiro nove meses do ano passado.

Comparando o terceiro trimestre 2012 com o do ano passado, porém, houve retração. No período deste ano a Paccar registrou lucro líquido de U$ 233,6 milhões, contra U$ 281,6 milhões do mesmo trimestre de 2011. As vendas líquidas e as receitas de serviços financeiros foram de U$ 3,82 bilhões, em comparação com os U$ 4,26 bilhões do terceiro trimestre de 2011.

Mark Pigott, presidente e CEO da Paccar, diz que os resultados da empresa “refletem menos pedidos de caminhões para o setor na América do Norte e na Europa devido ao desequilíbrio na economia global”. Contudo, ele justifica que a queda só não foi maior por que “as concessionárias e clientes foram beneficiados pela alta demanda por transporte de cargas nas mesmas regiões, como demonstrado pelos sólidos negócios na área de reposição de peças e serviços e pelo excelente desempenho dos serviços financeiros da Paccar. Estou muito orgulhoso pelos nossos 22.500 empregados que têm fornecido produtos e serviços líderes nesse setor aos nossos clientes de todo o mundo.”

Mercados

O grupo Paccar apresentou crescimento das vendas na América do Sul em 2012 com a marca DAF. “A bem sucedida introdução dos veículos da DAF no Chile, Equador e Peru permitiram um número recorde de venda de veículos na região”, diz Sam Means, vice-presidente da Paccar. Nos primeiros nove meses de 2012, foram comercializados 5,5 mil caminhões na região, 38% a mais do que o mesmo período do ano passado.

Também com a DAF, a Paccar é líder de vendas de cavalos mecânicos na Europa. Tem 19% de participação de mercado, segundo Harrie Schippers, presidente da DAF. O executivo espera que o mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas feche 2012 entre 215 mil a 225 mil unidades. Para 2013, ele prevê de 210 mil a 250 mil caminhões, por causa da provável aquisição de veículos Euro 5 antes que passem valer as exigências do Euro 6, em 2014.

Nos mercados norte-americano e canadense, as vendas devem ficar entre 210 mil a 220 mil caminhões em 2012, segundo estimativa de Dan Sobic, vice-presidente executivo da Paccar. Ele afirma que nos primeiros nove meses de 2012 o grupo conseguiu recorde de participação de 29% nesses países, devido ao baixo custo operacional dos veículos das marcas Kenworth e Peterbilt.

Aposta no Brasil

A Paccar, que deve investir de U$ 400 a U$ 500 milhões em 2013, volta a ressaltar a construção de uma fábrica da DAF em Ponta Grossa, no Paraná. “O Brasil é um grande mercado e as vendas previstas para caminhões acima de 6 toneladas são de 130 mil unidades em 2012. A produção caminhões da DAF no Brasil, no final de 2013, é uma novidade empolgante, que certamente fará aumentar as vendas da Paccar na América do Sul”, declara Bob Christensen, vice-presidente executivo.

Fonte: Automotive Business