Modelo Leggero é voltado para transporte urban, unidade deve ficar em MG.
A Rodofort está introduzindo no mercado nacional seu novo
implemento rodoviário destinado à distribuição urbana. Trata-se do Leggero,
modelo furgão que – segundo a empresa – pode ser encaroçado em todas as marcas
de utilitários leves do mercado.
De acordo com Moysés Calucio, engenheiro responsável pelo
projeto, o equipamento será disponibilizado no mercado com dimensões que variam
de 3 m a 5,5 m e peso entre 235 e 490
quilos, o que faz do produto 10% mais leve em relação aos concorrentes.
“Nosso furgão possui hoje o maior vão livre do segmento, o
que facilita muito na hora de carga e descarga. Em relação ao volume
transportado, o Leggero pode carregar cerca de 3% a 4% mais carga a mais que os
equipamentos deste tipo graças ao uso do alumínio em 80% da estrutura”, explica.
O modelo conta como opcional a porta lateral, com vão de acesso com pouco mais
de um metro de largura e sistema de fechamento exclusivo da marca, segundo
Calucio.
Aumento
da produção
Mesmo com o mercado de implementos rodoviários estando
passando por um momento difícil – devido às baixas nas vendas – a Rodofort
acredita em crescimento nos próximos anos e por isso investirá R$ 100 milhões
na expansão de sua produção por meio da construção de uma nova fábrica. De
acordo com Fábio Rocha, gerente industrial da companhia, a unidade será
instalada em alguma cidade do sul do Estado de Minas Gerais. Segundo o
executivo, as negociações estão mais avançadas com o município de Pouso Alegre,
mas não há nenhuma definição.
Segundo Leonardo De Vincenzo, diretor de vendas e marketing
da empresa, as obras serão iniciadas no segundo semestre de 2013 com previsão
de entrar em operação no primeiro semestre do ano seguinte. “Nossos objetivos
são a descentralização das nossas operações, criando um foco maior em algumas
operações da companhia, dando suporte a uma proposta de crescimento sólida para
os próximos anos”, justifica.
Quando a nova unidade estiver concluída, a fábrica contará
com cinco linhas de produção que atenderão, principalmente, as demandas dos
setores graneleiro, carga seca, basculante e porta contêiner. Rocha explica que
a unidade de Sumaré/SP será concentrada a fabricação de equipamentos para o
segmento de furgões alumínio e sider lonados. Já em Arujá/SP serão produzidos
os produtos da linha leve.
A empresa acredita que com a nova fábrica será possível
incrementar a produção em 1,8 mil unidades ao ano, o que resultará num aumento
de R$ 144 milhões em seu faturamento – que em 2011 foi de R$ 161 milhões.
Fonte: O Carreteiro