Configuração amplia
rentabilidade do transportador ao permitir aumento da capacidade de carga, uso
de implementos mais longos e menos pneus no solo.
A Scania inova mais uma vez o mercado ao
apresentar o pioneiro caminhão de especificação 6x2/4, que reduz os custos
operacionais do cliente. O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e
Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv. Uma das versões do novo
veículo, o P 360, destinado ao segmento de transporte de automóveis (cegonha)
tem a exibição de estreia na 15ª Exposição de Transportes, que será realizada
até sábado (24), no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).
“A Scania tem por filosofia
mundial a evolução constante dos produtos, serviços e tecnologias que
disponibiliza. Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a
rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de
Veículos da Scania do Brasil. “Seguimos nossa tradição de ouvir as necessidades
do mercado e, com a pioneira configuração 6x2/4, a Scania oferece um novo
patamar de eficiência aos clientes que atuam no transporte rodoviário.”
Para reduzir os custos operacionais,
o Scania 6x2/4 inclui uma série de benefícios para o comprador. Ele aumenta a
capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo
baú, sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos
mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio
de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional),
evitando o desgaste desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas
dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes
cidades.
“Em muitos serviços, a tração
4x2 não atende à demanda do cliente, e a 6x2 fica acima do necessário. Por
isso, pensamos na 6x2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de
apoio, dois de tração e quatro direcionais”, explica Celso Mendonça, gerente de
Pré-Venda da Scania do Brasil. “Nela, o eixo de rodado simples direcional fica
na frente do eixo de tração. No 6x2 convencional o eixo de apoio de rodado
duplo fica atrás do eixo de tração, enquanto o 6x2/4 permanece sem o eixo de
apoio.”
O lançamento da Scania sai de
fábrica com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de
1.250mm e entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de
19,5 toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de
frenagem. A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é
pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois
tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros , o que
permite autonomia de mil quilômetros.
No completo pacote de opcionais
estão disponíveis rádio, ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de
bordo que auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para
melhorar a condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível),
além da caixa automatizada Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o novo
câmbio recebeu um software ainda mais inteligente. O sistema escolhe a melhor
marcha a ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do
comportamento do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e
ergonomia.
O público e os clientes que prestigiarem a 15ª Exposição de
Transportes poderão conferir todas as vantagens do P 360 6x2/4. A especificação
dispensa adaptações no transporte de automóveis. O P 360 6x2/4 está equipado
com motor DC13 de 360cv de potência, que desenvolve potência máxima de até
1.900 rpm e torque de 1.850Nm até 1.300 rpm. A caixa de transmissão comporta 12
velocidades, mais duas superlentas.
“Desenvolvemos um profundo
estudo sobre o mercado cegonheiro e há uma tendência de crescimento do tamanho
dos veículos vendidos no Brasil e do peso das unidades”, revela Mendonça.
“Nosso desafio foi criar uma solução tecnicamente viável, respeitando os
limites de tonelagem e comprimento dos implementos já existentes.” A nova
configuração propicia um aumento de 3,5 toneladas em comparação à tração 4x2 e
não deixa espaços vazios, o que garante maior estabilidade à composição.
Os membros do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, organizador do
evento, foram os primeiros a conhecer o veículo. “Com um eixo a mais, esse
caminhão facilita nosso trabalho. Ele foi feito sob medida para o cegonheiro”,
diz José Cavalcante da Silva, vice-presidente da entidade.
“A Scania inovou e desenvolveu
um produto que atende ao nosso setor, eliminando o problema de excesso de peso
da balança. Na pista de testes, o caminhão mostrou que é muito bom,
principalmente o câmbio automatizado Opticruise. Outro item de que gostei é o
painel, que traz uma série de informações para o motorista”, afirma Gilmar
Donizete da Silva, diretor executivo efetivo do sindicato.
Fonte: Assessoria de Imprensa Scania