Vinícius de Moraes, 35 anos, da cidade de Sertão (RS) foi o grande campeão entre 47 mil inscritos.
Vinícius de Moraes, Sertão/RS. |
Entre 47 mil inscritos, o gaúcho da cidade de Sertão, Vinícius de Moraes, 35 anos, foi o grande campeão do concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), edição 2012, promovido pela Scania. A final foi realizada no último sábado (27) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Vinícius de Moraes, que recebeu este nome porque a mãe era fã do poeta, havia sido selecionado na etapa regional de Ponta Grossa (PR), dia 5 de agosto.
“Eu vou levar muita coisa deste concurso. Mas o principal são os conhecimentos sobre direção defensiva, meio ambiente e também os princípios de ética e cidadania”, afirmou o campeão após vencer a prova.
Em segundo lugar, ficou o paranaense Fabiano Medeiros da Silva, 32 anos, da cidade de Munhoz de Melo, selecionado na etapa de Londrina (PR), realizada dia 18 de agosto.
Além dos participantes, a Scania levou para São Paulo as famílias dos 24 finalistas e os campeões das edições anteriores. As provas transcorreram em clima de muita emoção e ansiedade, com direito a torcidas organizadas.
Jorge Pereira de Araújo, Rio de Janeiro/RJ. |
Na sexta-feira, os motoristas fizeram provas teóricas, de checklist e de percurso. E, no sábado, as de manobra, quando tiveram de conduzir carretas em marcha ré e desviar de tambores. Em vários momentos, também eram obrigados a derrubar um pino vermelho entre dois pinos azuis. Toda vez que um azul ia ao chão, eles precisavam descer da cabine e recolocá-lo no lugar.
A última prova, com apenas três concorrentes, foi num circuito em Z. Eles tiveram de seguir em marcha ré desviando dos obstáculos, derrubar um pino vermelho ao final do Z e, depois, voltar de frente derrubando mais quatro pinos vermelhos. Ganhou quem terminou a prova primeiro.
Esta é a quarta edição do MMCB. As outras foram em 2005,2008 e 2010. A Scania promove o concurso em 28 países. Neste ano, o Brasil representou 67% dos 60 mil motoristas inscritos no mundo.
Segundo a Scania, 70% dos 1.200 selecionados nas 12 etapas regionais do Brasil são motoristas empregados. Mas os três vencedores são autônomos.
Para o vice-campeão, Fabiano Medeiros da Silva, a participação no MMCB vai mudar sua vida. “Tenho certeza que muitas portas irão se abrir com a nossa participação neste concurso. Passaremos a ser mais valorizados”, afirmou.
O terceiro colocado, Jorge Pereira de Araújo, participou de todas as edições realizadas até agora. Ele disse que as provas estão ficando cada vez mais difíceis. E que os caminhões mudaram muito desde 2005. “A diferença de tecnologia entre o veículo que eu dirigi na primeira vez e agora é muito grande”, salientou. Persistente, ele contou que participará novamente do concurso em 2014 para tentar o almejado primeiro lugar.
Segurança no Trânsito
Segundo o gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania, Márcio Furlan, as inscrições para o concurso no Brasil cresceram 57% na comparação com a edição de 2010. “Nosso intuito é conscientizar o motorista sobre segurança no trânsito e sustentabilidade. Estamos muito satisfeitos”, disse.
Furlan afirmou que os caminhoneiros brasileiros estão em processo de evolução constante e que 90% dos 1.200 selecionados nas etapas regionais têm acesso à internet, sendo que 50% destes acessam a rede por meio de celulares nas estradas.
O diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Leoncini, disse que as provas são iguais em todo o mundo. “Tanto é que estamos avaliando se devemos ter uma final mundial. Mas acho que talvez possamos começar por uma competição da América Latina”, afirmou. Além do Brasil, Argentina, Chile e Peru realizam o concurso. No Peru, a iniciativa é voltada a motoristas de ônibus.
Lei do Descanso
A Carga Pesada pediu aos três motoristas vencedores suas opiniões sobe a Lei do Descanso (12.619). Vinícius de Moraes disse que ainda não está cumprindo o descanso de 11 horas entre duas jornadas de trabalho. “Eu não rodo exageradamente. Paro a cada duas ou três horas para descansar. E, à noite, paro 8 horas”, contou.
Fabiano Medeiros da Silva afirmou que será difícil cumprir rigorosamente a lei, já que “não há pontos de apoio nas estradas” para os motoristas descansarem. “A lei está aí, mas como vamos descansar com segurança?”, questionou.
Já Jorge Araújo, que trabalha com inflamáveis, afirmou que a lei não afetará seu dia a dia.. “Começo a trabalhar às 6 horas da manhã e paro às 18 horas. Sou fiscalizado via satélite (por rastreador) e por tacógrafo. No meu segmento não é permitido rodar mais”, contou.
Prêmios
O primeiro colocado ganhou da Scania R$ 30 mil em prêmios (eletrodomésticos e moveis), R$ 6 mil em dinheiro, uma viagem com acompanhante para conhecer a Suécia e uma jaqueta personalizado.
Já o segundo faturou R$ 3.500 em dinheiro, uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de pneus com seis unidades e uma jaqueta personalizada.
O terceiro recebeu R$ 2.500 em dinheiro, uma viagem com acompanhantes para um resort no Brasil e uma jaqueta personalizada.
Eles também receberam presentes dos patrocinadores do concurso: Pirelli, Noma, Sest/Senat, Shell, Graal e Vale.
A Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) deu R$ 6.000, R$ 3.500 e R$ 2.500, respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro colocados. Todos os 24 finalistas ganharam o curso Master Driver da Scania.
Currículos
Vinicius de Moraes, 35 anos, de Sertão (RS). Foi revelado na regional de Ponta Grossa (PR). Ele é agregado da Expresso Hércules, tem um Scania no sider e viaja pelo Mercosul e São Paulo. Escolheu a profissão de caminhoneiro aos 14 anos, por influência do pai. Casado e pai de um filho, ele transfere autopeças e alimentos industrializados.
Fabiano Medeiros da Silva, 32 anos, de Munhoz de Melo (PR). Foi revelado na etapa de Londrina (PR). Autônomo, ele transporta grãos em rotas que cruzam todo o Brasil. Casado e pai de um filho, é caminhoneiro há 10 anos. Ele se interessou pela profissão desde cedo, acompanhando o pai.
Jorge Pereira de Araújo, 39 anos, do Rio de Janeiro, venceu a etapa da sua cidade. Casado e pai de três filhos, é motorista há 21 anos. Era empregado, tornando-se autônomo há seis meses. Transporta cargas químicas pela Simeira Logística.
Fonte: Carga Pesada