A queda no mercado brasileiro de caminhões, que tem provado ser mais longa e mais profunda que o esperado, pode ter efeitos duradouros sobre os trabalhadores da Daimler Truck nas duas fábricas em Juiz de Fora e São Bernardo do Campo.
"Nós precisamos rever a nossa posição de custo fixo no Brasil, mas esse é um tema diferente - temos que ver qual (será) o final desta discussão", disse o diretor financeiro da Daimler, Bodo Uebber, a analistas durante uma teleconferência nesta quinta-feira.
A companhia negocia com representantes dos trabalhadores no Brasil sobre 15 dias de férias não remuneradas até o final de janeiro e seminários de formação, ondE parte dos salários são cobertos pelos sindicatos. A Daimler Trucks emprega cerca de 12 mil trabalhadores no Brasil, a maior parte em São Bernardo.
A Daimler espera que o mercado brasileiro de caminhões caia entre 20 e 25 por cento neste ano devido em parte a novos regulamentos para emissões, o que direcionou a demanda deste ano para 2011.
Quando perguntado sobre o gasto de 1,2 bilhão de euros (1,56 bilhão de dólares) nos primeiros nove meses do ano, Uebber disse que a companhia reduziu suas perspectivas e espera que os negócios industriais não gerem quase nenhum dinheiro novo em 2012.
Fonte: Reuters