sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FABRICANTES INOVAM PARA CONSTRUIR CAMINHÕES MAIS 'VERDES'

Fabricantes de caminhões, pressionados pela multiplicação de normas e pelo preço elevado da gasolina, desenvolvem veículos cada vez menos danosos ao meio ambiente. A nova norma antipoluição denominada Euro 6 obriga os fabricantes de caminhões a oferecer aos clientes motores menos poluentes.

Esta regulamentação, que entrará em vigor para caminhões e ônibus novos na Europa em 2014, prevê reduzir à metade as emissões de particulados e em 80% as de dióxido de nitrogênio. A adequação dos veículos às novas normas representou importantes investimentos para os fabricantes, que recentemente apresentaram novos motores no salão Internacional IAA de Hanover.

A aerodinâmica dos veículos também se tornou um importante argumento de venda. "Quase 40% da energia total que é gasta para manter um caminhão de 40 t a uma velocidade constante de 85 km/h em uma estrada lisa se perde apenas com o efeito da resistência do ar", segundo a fabricante MAN (do grupo Volkswagen), empresa autora de um estudo sobre veículos pesados (Concept S).

A resistência do ar provoca aumento no consumo de combustível, que representa a segunda maior fonte de gastos para os transportadores, que pedem soluções para reduzir as despesas. Número um mundial, a alemã Daimler apresentou no IAA um semi-reboque, Mercedes-Benz Aerodynamics, capaz de economizar 2 mil l de diesel e cerca de 3 mil euros por ano, ao mesmo tempo em que reduz em 5 t suas emissões de dióxido de carbono.

As fabricantes apostam também em veículos elétricos. "Entre os veículos leves com menos de 3,5 t, um funcionamento completamente elétrico já é possível", diz a Federação Alemã de Fabricantes de Automóveis (VDA). No entanto, a demanda de particulares para este tipo de veículo é escassa.

Fonte: Terra