sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ACTROS IMPORTADO FAZ O TRABALHO DE TRÊS CAMINHÕES

Veículo da Mercedes-Benz, que tem 598 cavalos de potência, estreou no Brasil levando uma carga de 300 toneladas.

Até há pouco tempo, toda vez que precisava levar uma carga com mais que 200 toneladas, a Megatranz – transportadora especializada em cargas superdimensionadas – necessitava de três caminhões, um acoplado ao outro (em sistema push-pull), além de três motoristas. Em busca de uma solução inovadora, a empresa, que tem sede em Guarulhos, adquiriu um Actros 4160 SLT, da Mercedes-Benz. O caminhão foi “tropicalizado”, atendendo às necessidades do mercado brasileiro.

Em sua primeira viagem, em julho deste ano, o veículo da Megatranz transportou um motor de 300 toneladas, do Porto de Pecém até a usina termoelétrica de Maracanaú, ambos no Ceará. Acoplado a um semirreboque com 24 linhas de eixos, ele puxou a carga sem auxílio de um segundo caminhão-trator, apesar dos aclives existentes no trecho.

O veículo, que é importado da Alemanha e tem capacidade máxima de tração (CMT) de 500 toneladas, foi apresentado ao mercado brasileiro na Fenatran do ano passado. O primeiro a circular em território nacional foi o da Megatranz. “O caminhão representa uma mudança muito grande para nós. Inicialmente, já eliminou o peso morto de dois caminhões (cerca de 75 toneladas) sobre as pontes, fator muito importante no transporte de cargas supervisadas nas rodovias. Também eliminou dois motoristas, o que proporciona uma redução estimada no custo da operação de 30%”, afirma o presidente da transportadora, Henrique Zuppardo. Segundo ele, outros cinco Actros 4160 SLT integrarão a frota da empresa no ano que vem.

A Mercedes-Benz busca atender às necessidades específicas dos clientes com algumas customizações no veículo. Entre elas, o número de eixos traçados. “Devido à falta de padrão de aclividade das rodovias brasileiras, fizemos o caminhão na versão 8×8”, explica Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Na Europa, o caminhão sai com configuração 8×4. “No caso da Megatranz, também produzimos o veículo com quinta-roda, que era uma necessidade da empresa”, ressalta.

Durante o transporte da carga de 300 toneladas, a Megatranz utilizou semirreboque com motor. “Trata-se de um módulo de seis eixos com Power Booster, que dispõe de um sistema inovador nos eixos de tração hidrostática, que entra em operação quando a velocidade mínima do veiculo atinge 14 quilômetros por hora. Ele auxilia o caminhão-trator a não perder forca, e é utilizado principalmente nas serras onde existe grandes aclives”, explica Zuppardo. Segundo ele, no entanto, o Power Booster foi usados apenas para teste durante o trajeto. “Na verdade, a força do caminhão era suficiente para as condições da aclividade”, conta.

Mercado

Segundo o empresário Henrique Zuppardo, o mercado de cargas superdimensionadas no Brasil desaqueceu assim como a economia em geral, mas ainda é muito promissor. “Estamos num momento de baixa. A Petrobras, que é uma das maiores geradoras deste tipo de carga, está enfrentando uma série de problemas”, ressalta. Apesar disso, ele lembra que o País precisa construir muitas obras. E não há como adiá-las infinitamente.

Já Gilson Mansur afirma que a Mercedes-Benz aposta neste mercado porque, a frota que transporta essas cargas ainda é muito antiga. “Há muito equipamento da década de 1970, de quando a Itaipu estava sendo construída”, afirma.

De acordo com João Batista Dominici, vice-presidente executivo do sindicato que representa as transportadoras do segmento (Sindipesa), as montadoras passaram a “enxergar” a demanda por equipamentos para cargas superdimensionadas no País. “Isso é muito bom. O ideal é que, no futuro, eles possam ser produzidos no próprio País”, declara.

Nem a Mercedes-Benz nem a Megatranz revelaram o preço do veículo. A Carga Pesada apurou que um frete de carga superdimensionada pode chegar a R$ 5 milhões, dependendo da complexidade e da distância.

Especificações

A chegada do 4160 SLT 8×8, com 598 cavalos de potência, reforça a presença do Actros no mercado brasileiro, ampliando o portfólio dessa família de caminhões extrapesados. Ele se junta aos já disponíveis modelos rodoviários 2546 6×2, 2646 6×4 e 2655 6×4 e ao basculante 4844 8×4 off-road, produzidos na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Ele é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8, de 16 litros, que oferece potência de 598 cv a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. A Turbo Embreagem VIAB da Voith, segundo a montadora, assegura alta capacidade de tração e de manobra, sem desgaste ou sobrecarga da embreagem. Além disso, o retardador primário incorporado garante uma frenagem segura e eficiente mesmo em baixíssima velocidade.

A turbo embreagem também se destaca pela facilidade e segurança excepcionais e únicas nas operações de manobra. Consequentemente, oferece maior confiabilidade no transporte de cargas especiais, com proteção do trem de força contra possíveis danos causados por acoplamentos indevidos numa embreagem convencional.

O VIAB traz mais vantagens para a operação de transporte. Ele possibilita, por exemplo, o acoplamento de vários caminhões tratores com equalização do movimento de tração. Além disso, é livre de manutenção, sem desgaste dos discos da embreagem, e se caracteriza por partidas suaves, manobrabilidade excepcional em baixa velocidade e torque total do veículo transferido até o limite de 3.000 Nm.

No trem de força do Actros SLT 8×8 ganha evidência o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G 280 de 16 marchas, desenvolvido para proporcionar alto torque nas operações com cargas até 500 toneladas.

O Actros SLT, de acordo com a Mercedes, é o único veículo entre os concorrentes, no Brasil, com transmissão de 16 marchas. As transmissões automatizadas Mercedes Powershift não possuem anéis sincronizadores. As velocidades rotacionais são sincronizadas por um sistema inteligente de gestão.

A configuração do Actros SLT 8×8 conta com os eixos dianteiros AL-7 e AD-7 e os eixos traseiros HD-7 e HL-7. A transmissão principal, bem como a geração de torque, é realizada externamente ao eixo, nos cubos de roda. Assim, a parte central do eixo (carcaça) é menor, aumentando a distância em relação ao solo, o que melhora a capacidade do veículo para transpor terrenos difíceis e irregulares.

O menor estresse no diferencial e no semieixo aumenta a confiabilidade do veículo. Além disso, o cliente conta ainda com o benefício do maior intervalo de manutenção, diminuindo os custos operacionais.

As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e a transmissão do Actros SLT 8×8 – características típicas das altas cargas de trabalho do transporte superpesado – são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho. Além de um radiador à frente do motor, o veículo conta com um radiador adicional montado numa estrutura atrás da cabina, o que mantém seu funcionamento sem interrupções, por mais que seja exigido.

O sistema de arrefecimento do caminhão inclui ainda um radiador de óleo montado junto ao radiador adicional do motor. Assim, o turbo acoplamento dispõe de um circuito de óleo dotado de trocador de calor que garante o perfeito funcionamento mesmo em condições severas, como no caso do retardador a plena carga.

O sistema de refrigeração traseiro do Actros SLT inclui ainda um motor hidráulico do ventilador, interruptor de temperatura do óleo da transmissão, filtro de óleo com interruptor de pressão para indicador de manutenção, válvula reguladora de três vias, válvula compensadora e reservatório de óleo para as necessidades hidráulicas do caminhão e do reboque.

O tanque de combustível de 900 litros do Actros SLT, em alumínio, oferece uma capacidade duas vezes maior que a da concorrência, assegurando maior autonomia operacional ao cliente.


Fonte: Carga Pesada